Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio

Autores

  • Paulo Cesar Rodrigues Carrano Universidade Federal Fluminense
  • Andreia Cidade Marinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Viviane Netto Medeiros de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413

Resumo

O artigo discute resultados da etapa quantitativa da pesquisa Jovens fora de série: trajetórias truncadas de estudantes do ensino médio na cidade do Rio de Janeiro. A investigação tem como objetivo geral depreender e compreender trajetórias de escolarização e percursos biográficos de jovens estudantes de ensino médio de escolas públicas que se encontram em situação de defasagem escolar. Neste artigo, apresenta-se o perfil que emerge da aplicação do questionário estruturado a um universo de 593 jovens. A amostra exploratória e não probabilística foi distribuída entre 14 escolas localizadas nas zonas sul, centro, oeste e norte da cidade do Rio de Janeiro. Os jovens participantes da pesquisa fazem parte de classes de Educação de Jovens Adultos (EJA) e do programa de correção de fluxo denominado Autonomia. Enfoque especial de análise é dado à combinação entre trabalho, estudo e constituição de projetos de futuro. Verificou-se que o abandono escolar cria mais problemas para o fluxo da escolarização do que as reprovações. Os dados apontam para a existência de uma superposição entre os tempos de trabalho e escola na vida dos jovens. Nesse sentido, ocorre um duplo efeito do trabalho nas trajetórias dos estudantes. Se, por um lado, trabalhar e estudar representam um desafio para a continuidade dos estudos sem truncamentos do fluxo da escolarização, por outro, a experiência de trabalho cria disposições relacionadas com a independência, a conquista da autonomia e o delineamento de projetos de futuro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência

Como Citar

Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio . (2015). Educação E Pesquisa, 41(spe), 1439-1454. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413