O currículo de história na reforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Autores

  • Caroline da Luz Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luisa Kaufman Spindola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702149008

Palavras-chave:

Currículo de história, Ciclo de políticas, Material didático de história

Resumo

A proposta desse artigo é apresentar duas pesquisas que investigaram as mudanças realizadas no currículo de história da rede municipal do Rio de Janeiro, empreendidas pela gestão que atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) entre os anos de 2009 e 2013. Em busca da melhora da qualidade do ensino nas escolas, a SME/RJ iniciou uma reforma no currículo e no sistema de avaliação da rede, que incluiu a elaboração de Orientações curriculares e de Cadernos pedagógicos, no caso da disciplina escolar história. A primeira pesquisa foi realizada no contexto de produção dos Cadernos pedagógicos, a partir da atuação dos professores formuladores no trabalho de elaboração desse material. A segunda pesquisa investiga as modificações da política curricular realizadas por professores de história da rede que atuam no contexto da prática. O objetivo deste artigo é estabelecer um diálogo entre essas pesquisas, uma vez que ambas utilizaram como principal referencial teórico-metodológico, o ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Considerando a complexidade das esferas da política, foi constatado que, ao circular pelos contextos estudados, a reforma curricular não foi simplesmente recebida e incorporada, mas modificada pelos sujeitos envolvidos, que produziram sentidos diferentes no texto original da política.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Moraes, C. da L., & Spindola, L. K. (2017). O currículo de história na reforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Educação E Pesquisa, 43(4), 1147-1162. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702149008

Edição

Seção

Artigos