Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083%20

Palavras-chave:

Formação docente, Letramentos, Multiletramentos, Pesquisa-formação, Cultura digital

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a formação docente, no âmbito da Educação Básica, criando espaço para que os professores (re)pensem e (res)signifiquem suas práticas pedagógicas, tendo em vista o atual contexto sociocultural, a exigir desses profissionais que se apropriem da diversidade de linguagens, culturas e hipermídias que constituem os multiletramentos. Trata-se de um projeto guarda-chuva que articula diferentes projetos (stricto sensu), desenvolvidos em programas de Pós-Graduação de uma universidade pública, que trazem ao debate temáticas como diversidade cultural, multimodalidade, multissemiose, convergência digital, articulação entre ensino, aprendizagem e pesquisa, no âmbito da formação docente. Nesse contexto, a questão central deste estudo traduz-se da seguinte forma: como os professores têm se preparado para trabalhar os diferentes tipos de letramentos existentes, inclusive, os que envolvem as tecnologias digitais, relacionados às demandas e desafios propostos pelos (multi)letramentos? Como metodologia, optou-se pela pesquisa-formação, colaborativa, materializada por encontros formativos organizados sob a forma de sessões reflexivas. Resultados de pesquisas realizadas entre 2017 e 2018 levam à conclusão de que os projetos e políticas públicas voltados à formação de professor precisarão, diante das transformações advindas da cultura digital e dos multiletramentos, pensar a formação docente e as práticas pedagógicas, a partir de uma concepção de ensino que, efetivamente, estabeleça relação entre o conhecimento e a vida cotidiana do estudante; entre os processos de desenvolvimento humano e as possibilidades de aprendizagem oferecidas pelas agências da cultura letrada, considerando as orientações de inclusão da diversidade como princípio básico da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Silva, O. S. F. ., Anecleto, Úrsula C. ., & Santos, S. P. N. dos . (2021). Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educação E Pesquisa, 47, 1-19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083

Edição

Seção

Artigos