Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação

Autores

  • Ingrid Anelise Lopes Universidade de São Paulo
  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo
  • Roseli Kubo Gonzalez Centro Universitário Senac

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232273

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Indicadores sociais, Interseccionalidade

Resumo

Com o objetivo de analisar intersecções entre indicadores sociais relacionados às pessoas classificadas na categoria deficiência intelectual (DI) no Brasil e suas implicações para as políticas educacionais, neste artigo apresentamos a caracterização dessa população a partir da extração de dados do Censo Demográfico de 2010, aplicando as recomendações do Grupo de Washington para a definição do quantitativo de pessoas com deficiência no país. Da análise de perspectiva interseccional, conclui-se que, em comparação com as demais categorias de deficiência, DI é a que mais sofre desvantagens nos indicadores de acesso ao trabalho (ocupação), rendimento nominal mensal e alfabetização. Além disso, os resultados quanto à categoria sexo mostram este como um eixo de subordinação, uma vez que o feminino apresenta menos acesso aos direitos sociais abordados neste estudo. Em relação à identificação racial das pessoas com DI no país, esta parece influenciar a classificação de sujeitos nessa categoria de deficiência, uma vez que é composta majoritariamente por homens negros. Contudo os dados não nos permitiram articular o eixo raça com os demais, indicando a emergente necessidade de produzir e divulgar informações que permitam análise e apreensão de como diferentes eixos de subordinação afetam a vida das pessoas com DI no Brasil e o que indicam para a implementação das políticas educacionais, como um vetor no enfrentamento de desigualdades que marcam singularmente a situação das pessoas com DI quando comparadas à população geral e, também, a outras categorias de deficiência.

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Percentual de cada tipo de deficiência entre as pessoas categorizadas em uma dessas condições – Brasil – 2010

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e232273. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232273