Injustiças vividas e demandas por reconhecimento numa escola pública: expressões de estudantes de ensino médio

Autores

  • Alice Miriam Happ Botler Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238752

Palavras-chave:

Escola justa, Justiça plural, Injustiça

Resumo

Este artigo procura examinar a expressão de estudantes de ensino médio relativa às injustiças vividas no cotidiano da escola democrática e às demandas daí decorrentes. Trata-se de recorte de uma pesquisa que teve por objetivo geral analisar as concepções que os sujeitos escolares têm de justiça, o que está associado às situações de conflitos e violências na organização escolar. O debate teórico trata de conceitos como justiça plural, práticas escolares e identidade. O estudo de caso via grupos focais com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Recife gerou debate entre os sujeitos, cujas manifestações indicam a forte presença de discriminação, especialmente do ponto de vista religioso e racial, como aspecto que desperta o sentimento de injustiça em parte dos escolares. Conclui-se que esse sentimento os leva a apresentar resistências, assim como potencializa sua identificação com o universo escolar específico. Os estudantes demandam o reconhecimento de suas identidades religiosas, étnicas e raciais, que são silenciadas no dia a dia na escola. A instituição, por sua vez, falha ao evitar o debate a respeito de temas tão presentes ali e perde oportunidades de mobilizar estudantes na perspectiva de criar uma maior aproximação com a escola.

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

Como Citar

Injustiças vividas e demandas por reconhecimento numa escola pública: expressões de estudantes de ensino médio. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e238752. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238752