A constituição da lógica professoral: um estudo sobre saberes e práticas docentes franco-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232638Palavras-chave:
Práticas docentes, Lógica professoral, Profissionalidade, Socialização profissional docenteResumo
O objetivo deste artigo é propor uma nova forma de compreensão da atividade docente a partir do termo lógica professoral, ou seja, um princípio de justiça composto por saberes docentes e mobilizado pelos professores em suas práticas profissionais. A elaboração desse conceito teve sua inspiração na sociologia pragmática e nos seguintes questionamentos: quais seriam as lógicas de ação que orientam as condutas dos docentes? As mesmas lógicas de ação são utilizadas por docentes em contextos socioculturais diferentes? Seria possível encontrar semelhanças entre os princípios de justiça de profissionais franceses e brasileiros? Para responder a essas questões, foram realizadas observações de campo e 36 professores brasileiros e franceses foram convidados a descrever situações profissionais em entrevistas semidiretivas. A análise de situações ligadas às atividades reais dos docentes revela que, embora haja uma pluralidade de lógicas, existe uma tendência para o uso de uma lógica cívica na França e de uma lógica liberal no Brasil. A discussão desse resultado evidencia que as lógicas de ação estão circunstanciadas a critérios de justiça privilegiados nos contextos nacionais. Contudo, foi possível concluir que, mesmo em configurações socioculturais diferentes, existem saberes profissionais compartilhados pelos docentes nos dois países, que são traduzidos em princípios de justiça e compõem uma lógica de ação professoral.
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