Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Alanda Maria Ferro Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Sheyla C. S. Fernandes Universidade Federal de Alagoas
  • Ig Ibert Bittencourt Universidade Federal de Alagoas
  • Amarillys Félix Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237870por

Palavras-chave:

Teoria do fluxo, Aprendizagem, Educação, Psicologia

Resumo

A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.

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Publicado

2022-06-09

Como Citar

Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237870por