Reflexões sobre formação de professores de filosofia à luz da fase teatral de Jerzy Grotowski

Autores

  • Débora Mariz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239767

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Teatro, Grotowski

Resumo

Este artigo defende que a filosofia é uma prática e, enquanto tal, exige técnicas de trabalho sobre si mesma que deverão ser aprendidas em contextos formativos. Essas técnicas ultrapassam os aspectos da transposição didática dos conteúdos filosóficos, pois além do trabalho conceitual e argumentativo próprio da filosofia, é preciso preparar os licenciandos para a prática docente, o que implica criatividade, corporeidade, uso do espaço e interação com o público. Tudo isso, em certa medida, são práticas típicas da formação de atores. Investigar em que medida os saberes e as práticas próprios à formação de atores podem auxiliar na formação de professores de filosofia é o objetivo deste artigo. No referencial teórico evidencia-se a pouca atenção dispensada pelos teóricos da área para a dimensão prática do ensino de filosofia, isto é, sobre o como fazer filosofia em sala de aula. Para estabelecer a relação entre a formação do ator e a do professor de filosofia, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos nacionais. Mas, na ausência de textos que abordassem essa temática, buscou-se explicitar algumas correlações entre os saberes e as práticas das artes cênicas e a formação de professores de filosofia a partir da análise de textos da chamada fase teatral do diretor e encenador Jerzy Grotowski. Desse modo, encontraram-se elementos do fazer teatral do referido diretor polonês, como o uso do corpo, do espaço e da voz, que poderão contribuir para a formação de professores de filosofia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Felipe; CEPPAS, Filipe. A aula de filosofia como oficina de criação. Revista Ideação, Feira de Santana, ed. esp., p. 51-68, 2017.

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BENTES, Hilda Helena. O ponto de convergência entre o teatro e a filosofia: o verbo théorein. Synesis, Petrópolis, v. 8, n. 1, p. 80-100, 2016.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, Marcelo; SANTOS, Marli dos. Debate com Marilena Chauí, João Carlos Salles e Marcelo Guimarães. In: CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio (coord.). Filosofia: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. p. 13-43.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COSTA, Abraão Lincoln Ferreira. Breves reflexões sobre o projeto Teatro em Ação. Diaphonia, Cascavel, v. 4, n. 2, p. 155-160, 2018.

FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GALLO, Silvio. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. In: CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio (coord.). Filosofia: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. p. 159-170.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. A imanência como “lugar” do ensino de filosofia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 127-137, 2008.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

GROTOWSKI, Jerzy. A possibilidade do teatro. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007a. p. 48-75.

GROTOWSKI, Jerzy. A voz. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007b. p. 137-162.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007c. p. 105-112.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 3. ed. Tradução Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GROTOWSKI, Jerzy. Exercícios. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007d. p. 163-180.

GROTOWSKI, Jerzy. Le performer. In: CENTRO DI LAVORO DI JERZY GROTOWSKI. Workcenter of Jerzy Grotowski. [S. l.]: Centro per La Sperimentazione e la Ricerca Teatrale, 1988. Brochura em inglês, italiano e francês. p. 17-22.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. 3. ed. Brasília, DF: Teatro Caleidoscópio: Dulcina, 2013.

GROTOWSKI, Jerzy. Respuesta a Stanislavski. Estudis Escènics, Barcelona, n. 36, p. 327-337, 2009.

GROTOWSKI, Jerzy. Teatro e ritual. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007e. p. 119-136.

GUERRA, Edvan Tito Carneiro. O ensino de filosofia e o teatro: convergências a partir do conceito de ação em Hannah Arendt. 2019. Dissertação (Mestreado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

LIMA, Carolina Soares de; VOSS, Dulce Mari da Silva. Cartografando teatro e ensino num encontro com a filosofia da diferença. RelaCult, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 1153, p. 1-10, 2019.

LIMA, Tatiana Motta. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski: 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MANSO, Artur; PEIXOTO, Miguel Jorge. O teatro como palco do filosofar: bases para uma pedagogia renovada. Revista Portuguesa de Educação Artística, Funchal, v. 5, p. 105-109, 2015.

MORAES, João Victor Almeida de. Filosofia e teatro: interações para sala de aula. Revista Iaçá, Macapá, v. 2, n. 1, p. 79-86, 2019.

NOYAMA, Samon. Para começar a pensar o ensino de filosofia a partir do teatro. In: CILENTO, Ângela Zamora; PEREIRA, Marinê de Souza; VELASCO, Patrícia Del Nero (org.). ENCONTRO NACIONAL PIBID-FILOSOFIA: memórias e reflexões, 2., 2017, Porto Alegre. II encontro... Porto Alegre: Fi, 2017. p. 245-260.

OLINTO, Lidia; BONFITTO, Matteo. A precisão psicofísica no ato total. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 879-901, 2013.

PIRES NETO, Luiz de Camargo. Teatro filosófico: uma concepção de filosofia à luz de Michel Foucault. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.

SECCO, Gisele. A preparação do professor de filosofia: notas preliminares. In: SEMINÁRIO FILOSOFIA NA ESCOLA/ IV SEMINÁRIO PIBID/UFRGS, 8., 2013, Santa Maria. Anais […]. Santa Maria: UFSM, 2013. Disponível em: http://w3.ufsm.br/seminariofiloescola/index.php/menuanais2013 . Acesso em: 15 out. 2018.

» http://w3.ufsm.br/seminariofiloescola/index.php/menuanais2013

SEGUNDO, Paulo Roberto. Possibilidades do ensino da filosofia no ensino médio. Thaumazein, Santa Maria, v. 5, n. 9, p. 57-66, 2012.

SILVA, Diego José da; CILENTO, Angela Zamora Guimarães. Filosofia, pedagogia e teatro: relatos e experimentos em territórios da educação. Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 93-106, 2015.

SIQUEIRA, Aline Wendpap Nunes de et al. O papel do teatro na escola para o despertar da filosofia. Revista Cena, Porto Alegre, n. 24, p. 80-96, 2018.

SLOWIAK, James; CUESTA, Jairo. Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2013.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira et al. Pesquisa sobre o ensino de filosofia e formação docente: percursos e incursões. In: DIEZ, Carmen Lucia Fornari (org.). Instigar a pensar e a questionar: o sentido do ensino de filosofia. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 89-95.

VELASCO, Patrícia Del Nero. O que é isto o PROF-FILO? O Que Nos Faz Pensar, Rio de Janeiro, v. 28, n. 44, p. 76-107, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Como Citar

Reflexões sobre formação de professores de filosofia à luz da fase teatral de Jerzy Grotowski. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e239767. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239767