Alguns aspectos da relação entre escola e direitos humanos na França no século XVIII

Autores

  • Rodison Roberto Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252932por

Palavras-chave:

Direitos humanos, Escola justa, Escola pública, Iluminismo, Revolução Francesa

Resumo

Discutimos, neste artigo, alguns aspectos relacionados à intersecção entre o conhecimento, os direitos humanos e as considerações sobre a escola pública durante o século XVIII. Para esta discussão, tomamos como base alguns textos dos filósofos Rousseau e Condorcet. Conforme a perspectiva de uma leitura desses textos, a concepção de conhecimento, enquanto processo de busca e de investigação da verdade, influenciou a percepção da necessidade de uma escola pública ou, pelo menos, de uma escola subvencionada pelo Estado que instruísse o maior número possível de pessoas dentro de um país. Dessa forma, a discussão sobre o estatuto do conhecimento e a intermediação em relação à sua construção e transmissão deveria ser operada também com muita potência pela escola, segundo os filósofos mencionados. A principal instituição que proporcionaria que isso ocorresse seria  uma escola incentivada, amparada e subvencionada pelo Estado, ou mesmo uma escola efetivamente pública. No período em destaque, relacionar o conhecimento e sua transmissão mais fortemente a uma escola pública proporcionou também o aprofundamento do debate sobre a necessidade de uma proclamação dos direitos naturais, civis e políticos do homem, aos quais se deu o nome de direitos humanos. Um dos pontos fortes dessa intersecção se dá na seguinte consideração: para que os direitos pudessem ser respeitados e garantidos, deveriam ser, antes de tudo, conhecidos, e ampliar esse conhecimento é uma tarefa da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BELHOSTE, Bruno. Condorcet les arts utiles et leur enseignement. In: CHOUILLET, Anne-Marie; CREPEL,

Pierre (org.). Condorcet: homme des lumières et de la Révolution. Paris: ENS Éditions Fontenay: Saint

Claude, 1994. p. 121-135.

BIGNOTTO, Newton. As aventuras da virtude: as ideias republicanas na França do século XVIII. São Paulo:

Companhia das Letras, 2010.

BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da

infância e da escola. São Paulo: Unesp, 2017.

Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, e252932, 2022. 16

Rodison Roberto SANTOS

CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Tradução Álvaro Cabral. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1994.

CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquês de. Cinco memórias sobre a instrução pública.

Tradução Maria das Graças de Souza. São Paulo: Unesp, 2008.

CONDORCET, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquês de. Esboço de um quadro histórico dos

progressos do espírito humano. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Unicamp, 1993.

COUTEL, Charles. L’école de Condorcet contre l’orléanisme des esprits. Paris: Ellipses, 1996.

CRÉPEL, Pierre; GILAIN, Christian (org.). Colloque international Condorcet: mathématicien, économiste,

philosophe, homme politique. Paris: Minerve, 1989.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean Le Rond. Verbetes políticos da enciclopédia. Tradução Maria das

Graças de Souza. São Paulo: Discurso: Unesp, 2006.

KINTZLER, Catherine. Condorcet: l’instruction publique et la naissance du citoyen. Paris: Minerve, 1984.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada.

Tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os

homens. Tradução Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril, 1973. (Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Economia (moral e política). In: DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean Le Rond.

Verbetes políticos da enciclopédia. Tradução Maria das Graças de Souza. São Paulo: Discurso: Unesp,

p. 83-127.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Tradução Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand

Brasil, 1995.

SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês.

São Paulo: Discurso, 2001.

STAROBINSKI, Jean. A transparência o obstáculo: seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Tradução

Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

TOCQUEVILLE, Alexis de. O antigo regime e a revolução. Tradução Rosemary Costhek Abilio. São Paulo:

WMF Martins Fontes, 2009.

TODOROV, Tzetan. Os inimigos íntimos da democracia. Tradução Joana Angélica d’Avila Melo. São

Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

Como Citar

Alguns aspectos da relação entre escola e direitos humanos na França no século XVIII. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e252932. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252932por