Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa

Autores

  • Raul da Fonseca Silva Thé Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246118por

Palavras-chave:

Abordagem narrativa, Metodologias ativas, Transdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho pretende apresentar como uma perspectiva do campo das ciências sociais, a abordagem biográfico-narrativa de vidas, tem o potencial fundante – ao ser aplicado no ensino – de ativar e tornar significativo (e significante) tanto o aprendizado quanto as vidas dos educandos e educadores. Fundamentado em uma leitura interpretativa e reflexiva, a metodologia está baseada em uma discussão ampla sobre o trato com as narrativas biográficas. Junto a isso, são apontadas as possibilidades relacionais que o narrar-se e o reconstruir de trajetórias revela, somado à compreensão de como essas são intercruzadas em contextos e relações de nível micro e macro, nos âmbitos particular e público, encerrando conhecimentos tradicionais, populares e cultivados. Este fato encaminha a latência pedagógica desse modo de experiência metodológica de ensino-aprendizagem-pesquisa. Para tanto, pretende-se apontar modos de operacionalizar – disciplinar e, também inter, multi e transdisciplinarmente – os processos e ferramentas, bem como os ganhos de interesses e de contextualização dos conteúdos propostos pelos currículos e calendários escolares. Esses procedimentos têm o relevante papel de revelar o presente sócio-histórico das trajetórias e dos agentes que circulam a vida educacional, mas também das famílias e, especialmente, dos próprios educandos, e situá-los como agentes históricos preenchidos de subjetividades construídas nas interrelações e intercomunicações diárias. Desse modo, aponta-se, por fim, como a abordagem biográfico-narrativa tem o potencial para se constituir como uma metodologia ativa, interpretativa e reflexiva, sem olvidar de ser crítica e de produzir aberturas para a emancipação dos agentes (educador e educando).

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e246118. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246118por