A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica

Autores

  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe
  • Julian Tejada Universidade Federal de Sergipe
  • Danilo Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242455por

Palavras-chave:

Aprendizagem, Competência de leitura, Ensino, Aulas fisicamente ativas, Movimento

Resumo

Este artigo trata da promoção da leitura na escola. Há diversas razões teóricas e evidências prévias a favor da integração do movimento físico no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se entender se essa integração é plausível especificamente para a aprendizagem da leitura e como ela pode ocorrer. Por meio de uma revisão de literatura, considerando predominantemente estudos da Alemanha, objetiva-se identificar as razões relacionadas ao processo da leitura, da alfabetização e do letramento. Discutem-se as razões à luz do modelo de processamento textual de Walter Kintsch e Teun van Dijk e da teoria de rubicão de Heinz Heckhausen. Apresentam-se razões a respeito de processos cognitivos de leitura, da volição e da motivação que apoiam o pressuposto de que a aquisição da competência de leitura recebe estímulos importantes pela oferta de aulas em movimento. É plausível que a inserção de movimento atue sobre os objetivos que o leitor quer alcançar por meio da leitura. A autoestima corporal parece ter um impacto positivo na volição pela leitura e uma influência no autoconceito do leitor. Expõem-se também algumas atividades de ensino e aprendizagem para aulas fisicamente ativas de leitura ao nível da alfabetização e do letramento, encontradas na literatura específica. Realiza-se uma diferenciação entre atividades de ensino e aprendizagem em movimento que acompanham a aprendizagem e que a facilitam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANRICH, Cristoph. Bewegte schule, bewegtes lernen: effektives lernen durch stressabbau und bewegung, dynamisches sitzen, gymnastik im klassenzimmer. Leipzig: Klett-Schulbuchverl, 2002.

BECKMANN, Heike. Bewegtes Lernen im mathematik-und deutschunterricht in der grundschule. In: HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner; LAGING, Ralf; MOEGLING, Klaus (ed.). Körper, Bewegung und Schule: Teil II: Schulprofile bewegter schulen und praxis bewegten lernens. Immenhausen bei Kassel: Prolog-Verlag, 2013. p. 41-54.

BEDARD, Chloe et al. A systematic review and meta-analysis on the effects of physically active classrooms on educational and enjoyment outcomes in school age children. PLoS One, San Francisco, v. 14, n. 6, p. 1-19, 2019.

CASSAR, Samuel et al. Adoption, implementation and sustainability of school-based physical activity and sedentary behaviour interventions in real-world settings: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, London, v. 16, n. 120, p. 1-13, 2019.

FISCHER, Peter R. “Bewegte schule”: sinnvolle integration von bewegung und entspannung in der schule. Kissing: Weka Fachverlag, 2000.

GRAESSER, Arthur C.; MILLIS, Keith K.; ZWAAN, Rolf A. Discourse comprehension. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v. 8, p. 163-168, 1997.

GUNDT, Christa. Deutschunterricht in Bewegung. In: HILDEBRANDT-STRAMMANN, Reiner. (ed.). Bewegte schule: schule bewegt gestalten. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren, 2007. p. 211-234.

HECKHAUSEN, Heinz. Motivation und handeln. 2. ed. Berlin: Springer, 1989.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Escola(s) em movimento. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 121-139, 2005.

JERÔNIMO, Gislaine Machado; HÜBNER, Lilian Cristine. Abordagem neurolinguística do texto narrativo: um enfoque teórico. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, n. 2, p. 411-429, 2014.

KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, Washington, DC, v. 85, n. 5, p. 363-394, 1978.

KÖβLER, Christoph. Die bewegte schule: anspruch und wirklichkeit. 1999. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universität Regensburg, Regensburg, 1999.

LAGING, Ralf. Bewegung in schule und unterricht: anregungen für eine bewegungsorientiert schulentwicklung. Stuttgart: Kohlhammer, 2017.

LAGING, Ralf. Die Bausteine einer bewegten schule. In: LAGING, Ralf; SCHILLAK, Gerhard (ed.). Die schule kommt in bewegung: konzepte, untersuchungen, praktische beispiele zur bewegten schule. Baltmannsweiler: Schneider-Verlag Hohengehren, 2007. p. 143-166.

LUTZ, Horst. Life Kinetik®: Gehirntraining durch bewegung. 4. ed. München: BLV Buchverlag, 2014.

MOKHLESGERAMI, Judith. Förderung der lesekompetenz: implementation und evaluation eines unterrichtsprogramms in der sekundarstufe I. Hamburg: Verlag Dr. Kovač, 2004.

MÜLLER, Christina. Bewegte grundschule: aspekte einer didaktik der bewegungserziehung als umfassende aufgabe der grundschule. 3. ed. Santk Augstuin: Academia Verlag, 2010.

MÜLLER, Christina; KSCHAMER, Jana. Bewegtes lernen im fach deutsch: klassen 5 bis 10/12: didaktisch-methodische anregungen. 2. ed. Sankt Augustin: Academia Verlag, 2016.

MÜLLER, Christina; PETZOLD, Ralph. Bewegte schule: aspekte einer bewegungserziehung in den klassen 5 bis 10/12. Sankt Augustin: Academia Verlag, 2014.

NORRIS, Emma et al. Physically active lessons in schools and their impact on physical activity, educational, health and cognition outcomes: a systematic review and meta-analysis. British Journal of Sports Medicine, London, v. 54, n. 14, p. 826-838, 2019.

REGENSBURGER PROJEKTGRUPPE. Bewegte schule: anspruch und wirklichkeit: grundlagen, untersuchungen, empfehlungen. Schorndorf: Hofmann, 2001.

RHEINBERG, Falko; VOLLMEYER, Regina. Motivation. 8. ed. Stuttgart: Kohlhammer, 2012.

SCHERER, Lilian Christine; JERÔNIMO, Gislaine Machado; ANSALDO, Ana Inés. O processamento de narrativas em segunda língua: um estudo com fNIRS. Organon, Porto Alegre, v. 26, n. 51, p. 291-308, 2011.

SCHMITZ, Bernhard; SCHMIDT, Michaela. Einführung in die selbstregulation. In: LANDMANN, Meike; SCHMITZ, Bernhard (ed.). Selbstregulation erfolgreich fördern: praxisnahe trainingsprogramme für effektives lernen. Stuttgart: Kohlammer, 2007. p. 9-18.

SNECKL, Sirpa et al. Effects of school-based physical activity on mathematics performance in children: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, London, v. 16, p. 1-15,2019.

STODDEN, David F. et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical activity: an emergent relationship. Quest, Abingdon, v. 60, n. 2, p. 290-306, 2008.

TEJADA, Julian; SCHMITZ, Heike; FARO, André. O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 127-151, 2017.

VAN DIJK, Teun A.; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.

VETTER, Melanie et al. Effectiveness of active learning that combines physical activity and math in schoolchildren: a systematic review. Journal of School Health, Hoboken, v. 90, n. 4, p. 306-318, 2020.

VOSS, Susann. Lesekompetenzerwerb in inklusiven Grundschulklassen durch bewegtes und erlebnisorientiertes Lernen. In: HUNGER, Ina; ZIMMER, Renate (ed.). Bewegungschancen bilden. Schorndorf: Hofmann-Verlag, 2015. p. 252-256.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e242455. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242455por