Formar o mestre na universidade: a experiência paulista nos anos de 1930
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200004Palavras-chave:
História da Educação, Formação do Professor, Instituto de EducaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação universitária docente na década de 1930, no Brasil. A investigação realizou-se coligindo fontes produzidas no período, tanto as originárias da instituição em estudo quanto as advindas de periódicos, legislação, jornais e obras educacionais, entre outras. A partir do corpus documental arrolado, pode-se verificar que em 1933, no estado de São Paulo, inaugurou-se a primeira escola de nível superior para o preparo do professor, o Instituto de Educação, originário da reforma educacional de Fernando de Azevedo. Em 1934 foi incorporado à Universidade de São Paulo e, em conjunto com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, responsabilizou-se pelo preparo docente em nível universitário. No IEUSP institucionalizou-se a primeira geração de professores universitários voltados à formação de professores primários e secundários, projeto enraizado no debate intelectual ocorrido especialmente nos anos de 1920. Embora uma das respostas à demanda pela profissionalização docente e modelo para outras iniciativas, o Instituto foi encerrado em 1938. Forças políticas ligadas ao estado intervencionista de Ademar de Barros e à Igreja Católica finalizam, em 1938, a primeira experiência brasileira de formação de professores em nível universitário.Downloads
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Publicado
2001-07-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Formar o mestre na universidade: a experiência paulista nos anos de 1930 . (2001). Educação E Pesquisa, 27(2), 247-259. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200004