Questões em torno da construção de indicadores de analfabetismo e letramento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200007Palavras-chave:
Analfabetismo, Letramento, Estatísticas, AvaliaçãoResumo
Este artigo discute questões em torno da construção de indicadores de analfabetismo e de seu oposto, o letramento. Primeiramente, analisa a evolução desses conceitos e sua relevância para o campo da educação. Em seguida, descreve a situação brasileira em relação a três estratégias de medição de analfabetismo e letramento: os censos populacionais, as avaliações dos sistemas de ensino e os estudos por amostragem. Analisa problemas metodológicos de cada uma dessas estratégias e suas implicações políticas e ideológicas. Em relação aos dados censitários, questiona a validade do critério adotado pelo IBGE - menos de quatro anos de escolaridade - para quantificar o analfabetismo funcional. Aponta as potencialidades das avaliações dos sistemas de ensino, evidenciando sua grande repercussão na mídia e a pouca atenção que recebem dos especialistas da academia. Com relação às pesquisas por amostragem, descreve tendências internacionais recentes e uma iniciativa pioneira de construção de um indicador nacional de alfabetismo no Brasil. Destaca a importância de criticar os mitos associados ao letramento e evitar os estigmas associados ao analfabetismo. Conclui que a divulgação de pesquisas, sobre o letramento e sua distribuição na população, proporciona uma rica oportunidade para que a sociedade reflita sobre a própria cultura, sobre suas expectativas com relação à escola e outras instituições.Downloads
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Publicado
2001-07-01
Edição
Seção
Em Foco: Educação de Jovens e Adultos
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Como Citar
Questões em torno da construção de indicadores de analfabetismo e letramento . (2001). Educação E Pesquisa, 27(2), 283-300. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200007