As identidades docentes como fabricação da docência

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas
  • Jarbas Santos Vieira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100004

Palavras-chave:

Identidade, Trabalho docente, Profissionalismo, Formação de professores

Resumo

Neste trabalho se discute como os docentes têm sido vistos e posicionados especialmente pelos discursos educacionais das últimas décadas, analisando-se como têm sido definidas a sua situação ocupacional e a profissionalização do ponto de vista dos estudos do campo educacional. Discute-se a identidade em relação às posições de sujeito, que são atribuídas aos professores e às professoras no exercício de suas funções em contextos laborais concretos, e, ainda, em relação ao conjunto das representações postas em circulação pelos discursos relativos aos modos de ser e agir dos professores e professoras no exercício de suas funções. Exploram-se os argumentos quanto aos modelos de profissionalismo que transitam como mais ou menos adequados e debatem-se possíveis implicações desses modelos na construção das identidades docentes. Busca-se, também, mostrar como as reestruturações educativas das últimas décadas, ao estimular certos modelos de profissionalismo, constroem identidades docentes mais ou menos articuladas aos objetivos últimos das reformas, e assim procurar revelar contradições, avanços, limites e possibilidades em cada um deles. Por fim, discutem-se alguns aspectos teórico-metodológicos para investigações sobre a identidade docente, indicando que um dos caminhos produtivos para a pesquisa nesse campo pode ser a busca das diferenças, das descontinuidades, das divisões dessa categoria, privilegiando as narrativas dos professores e das professoras acerca de si mesmos e de seus contextos de trabalho.

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Publicado

2005-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As identidades docentes como fabricação da docência . (2005). Educação E Pesquisa, 31(1), 45-56. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100004