Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica

Autores

  • Maria Cristina Soares de Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100006

Palavras-chave:

História, Literatura, Infância, Raça

Resumo

O artigo analisa as representações sociais sobre o negro presentes na produção literária destinada à criança no Brasil, nas três primeiras décadas do século XX. A definição de tal periodização tem em vista a emergência, a partir da década de 1920, na produção artística e científica nacionais, da discussão em torno da identidade brasileira. Destaca-se a construção de referências estéticas e científicas voltadas para compreensão dos significados da composição racial da população, temática que ecoa nas obras endereçadas ao público infantil. Se nas obras produzidas até a década de 1920 os personagens negros eram ausentes ou remetidos ao recente passado escravocrata, observa-se um deslocamento: os personagens negros tornam-se freqüentes, descritos de maneira a caracterizar uma suposta integração racial, hierarquicamente definida. Mediante a descrição das características físicas e cognitivas dos personagens negros, de sua relação com os personagens brancos, sua inserção no espaço social, configura-se uma visão da temática racial endereçada ao público infantil. Os negros aparecem como personagens estereotipados, descritos a partir de referências culturais marcadamente etnocêntricas que, se buscam construir uma imagem de integração, o fazem a partir do embranquecimento de tais personagens. Na verdade, mais que embranquecer os personagens, a literatura infantil do período dirige-se e produz um leitor modelo identificado com os personagens e as referências culturais brancas, marcando, portanto, um embranquecimento do leitor.

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Publicado

2005-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica . (2005). Educação E Pesquisa, 31(1), 79-91. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100006