Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100002Palavras-chave:
Ciclos, Política educacional, Revisão de literaturaResumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, evidenciando os aspectos que têm sido enfatizados, as limitações e as perspectivas para a pesquisa desse tema. A revisão inclui 147 textos que foram classificados em cinco categorias: (a) discussão de aspectos teóricos referentes à escola em ciclos; (b) geração e formulação de políticas; (c) implementação de políticas; (d) análise de resultados das políticas e impacto no desempenho de alunos; e (e) revisão de literatura. Argumenta-se que a natureza da política e a análise do desenvolvimento de seu discurso são aspectos que têm sido excluídos das pesquisas sobre ciclos. Além disso, argumenta-se que os seguintes aspectos têm sido pouco explorados: (a) a análise da implementação da política na escola e na sala por meio de observações e pesquisa etnográfica; (b) a análise da trajetória das políticas desde sua formulação até a implementação em sala de aula; e (c) pesquisas que incluam a opinião de gestores e formuladores de políticas de escola em ciclos. A conclusão apresenta aspectos que necessitam ser investigados com maior profundidade para se atingir uma compreensão mais clara, ampla e crítica dos ciclos no Brasil.Downloads
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Publicado
2006-04-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa . (2006). Educação E Pesquisa, 32(1), 11-30. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100002