Questões im-pertinentes para a Filosofia da Educação

Autores

  • Pedro Goergen Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300011

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Filosofia da História, Sujeito, Valores, Pós-modernidade

Resumo

A crítica pós-moderna aos rumos da modernidade provocou uma intensa discussão em torno de alguns pressupostos básicos da tradição iluminista. Entre eles, encontram-se as noções de filosofia da história, de sujeito e de valores. Vivemos um momento histórico conturbado em que não só a filosofia da história, mas também a razão e a subjetividade, os fundamentos e os valores, as identidades e as certezas se tornam ambíguos. O estremecimento desses conceitos angulares, que orientam o pensamento e a ação do homem moderno, afeta a vida em todas as suas dimensões. E como tais conceitos representam também os fundamentos da tradição educacional, é particularmente a educação que se vê diante de novos desafios, cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. O presente artigo procura assinalar a necessidade de se incorporar à Filosofia da Educação os debates que vêm sendo desenvolvidos nos campos da Filosofia, da Ética e da Estética para averiguar tanto a procedência das teses pós-modernas, quanto a sua eventual repercussão no campo da Educação. Trata-se, portanto, de defender o ponto de vista de que não é mais satisfatório rejeitar, em princípio, os argumentos dos chamados pós-modernos, mas de averiguar se sua leitura da realidade contemporânea é justificada ou não e, na seqüência, avaliar as implicações para o campo da teoria e da prática educacionais.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Em Foco: A Filosofia da Educação enfrentando a problemática educacional contemporânea

Como Citar

Questões im-pertinentes para a Filosofia da Educação . (2006). Educação E Pesquisa, 32(3), 589-606. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300011