A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000003

Palavras-chave:

Educação básica, Confederação Nacional da Indústria, Empreendedorismo, Capital humano, Empresariado e educação

Resumo

O presente artigo, fruto de uma tese de doutorado, tem como propósito apresentar e discutir criticamente a proposta de educação básica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da descrição e da análise de alguns documentos da entidade expostos publicamente ao longo dos anos 2000. O projeto de educação básica dos empresários brasileiros contempla a necessidade dessa classe de competir no mercado globalizado e em crise, vinculando o aumento do nível de escolaridade ao aumento da produtividade e da inovação necessárias para sua consecução. As bases de tal projeto educativo são a retomada da teoria do capital humano, a empregabilidade e o empreendedorismo. Em termos de projeto social, os empresários remetem-se a um pacto social, ou seja, pretendem generalizar uma concepção de mundo em que não caberia o conflito entre capital e trabalho, mas sim a adaptação dos trabalhadores à sociedade de classes. Nessa concepção, a ênfase recai sobre um projeto educativo que visa à responsabilização dos indivíduos por suas próprias carreiras; assim, a inserção ou exclusão social não é vista como resultante da estrutura macrossocial, mas do esforço individual empreendido, ou seja, da capacidade de o trabalhador ser organicamente produtivo para o capital.

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Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000 . (2012). Educação E Pesquisa, 38(1), 29-46. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000003