The influence of ableism on Decreto n° 10.502/2020 and PNEE 2020

Authors

  • Bianca dos Santos Soares Universidade São Paulo
  • Iara Pereira Ribeiro Universidade São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257304por

Keywords:

Persons with disability, Ableism, Inclusive Education, Decreto n° 10.502/2020, PNEE 2020

Abstract

A luta pela inclusão da pessoa com deficiência nas escolas regulares nacionais se intensificou a partir da ratificação pelo Brasil da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão, porém, a busca por aprimoramentos e avanços no sistema de ensino inclusivo do país recuou diante da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE 2020), instituída pelo Decreto n° 10.502/2020, que propôs alterações significativas na concepção de educação inclusiva ao considerar como recursos e serviços da educação especial centros, classes e escolas destinados a tipos específicos de deficiências, bem como, em determinar que caberia ao aluno com deficiência e/ou sua família o direito de escolher entre matricular em escola regular inclusiva, especializada ou bilíngue. Por meio de análise comparativa dos instrumentos normativos se verificou que sob esse pretenso direito esconde uma política de segregação do aluno com deficiência do ambiente escolar, sendo discriminatória e capacitista, pois reproduz o pressuposto de inferioridade desse aluno em relação ao paradigma hierarquizado do funcionamento padrão (normativo) do corpo, concebendo a exclusão da escola regular como consequência da sua deficiência. Ressalta-se que embora o Decreto n° 11.370/2023 tenha revogado o Decreto n° 10.502/2020, a discussão proposta pelo artigo continua pertinente, tendo em vista a necessidade de efetivação da educação inclusiva.

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Published

2023-12-22

How to Cite

The influence of ableism on Decreto n° 10.502/2020 and PNEE 2020. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e257304. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349257304por