1974 e o rock progressivo paulistano

Autores

  • Matheus Lacorte Naman Angelo de Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p190-215

Palavras-chave:

Mutantes, O Terço, Rock Progressivo, São Paulo, Som Nosso de Cada Dia

Resumo

No cenário cultural paulistano da década de 1970 – período de intensa atividade e transformações das expressões juvenis, da indústria cultural e da própria cidade – o ano de 1974 se apresenta como particularmente interessante dentro do campo do rock. É nesse momento que três influentes bandas do chamado rock progressivo se destacaram regionalmente, além de produzirem e/ou divulgarem discos marcantes: Snegs, de O Som Nosso de Cada Dia, Tudo foi feito pelo sol, dos Mutantes, e Criaturas da noite, de O Terço. Este artigo pretende, justamente, aproximar-se do referido universo musical tendo como eixo central o estudo das três bandas, objetivando compreender como se estabeleceu o circuito do rock progressivo em São Paulo na década de 1970 e o seu lugar no contexto de efervescência contracultural vivenciado pela capital paulista do período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Lacorte Naman Angelo de Castro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor de História, bacharel e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ANDERTON, Chris. A many-headed beast: progressive rock as European meta-genre. Popular Music, Cambridge, Volume 29/3, pp. 417–435, 2010. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/40926943?seq=1>. Acesso em: 06 mai. 2020.

BAHIANA, Ana Maria. Importação e assimilação: rock, soul, discotheque. In: Anos 70: Ainda sob a tempestade. (org.) Adauto Noaves, Rio de Janeiro: Aeroplano/Editora Senac Rio, 2005. p. 56-60.

CALADO, Carlos. Quatro modelos de espetáculo na história do jazz. In: O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 1990. cap. 2, p. 150-171.

ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo da. Rock cá rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa – 1970 – 1985. 1ª edição, São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2018.

FIORI, Adriano Anlves; CONTANI, Miguel Luiz. Das Formas Báquicas e do Grotesco Bakhtiniano em Imagens do Heavy Metal e do Hard Rock. Domínios da Imagem, Londrina, ano IV, n. 8, p. 7-18, mai. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/23348>. Acesso em: 06 mai. 2020.

FISCHERMAN. Diego. Efecto Beethoven: Complejidad y valor em la música de tradición popular. Buenos Aires: Paidós Diagonales, 2004.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.

FRITH, Simon et RIBAC, François. À propos du rock progressif: étiquetages, histoires, mise en spectacle et transformations du rock. Volume !, Guichen, 15 : 1, p. 135-149, 2018. Disponível em: < https://journals.openedition.org/volume/5766 >. Acesso em 06 mai. 2020.

GATTO, Vinicius Delangelo Martins. Rock Progressivo e Punk Rock: Uma análise sociológica da mudança na vanguarda estética do campo do Rock. 2011. 134 f. Dissertação (mestrado) - Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MACAN, Edward. Rocking the classics: English progressive rock and the counterculture. Oxford University Press, 1997.

MENESES, Michael. Entrevistão com Pedro Baldanza – Som Nosso De Cada Dia. Disponível em: < http://www.portalrockpress.com.br/pedr%C3%A3o-som-nosso-de-cada-dia>. Acesso em: 26 de nov. 2019.

MONTANARI, Valdir. Rock: Alienação ou rebeldia? São Paulo: Vm produções culturais. 1992.

MORAES, José Geraldo V. Sonoridades Paulistanas. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

PAIVA, José Eduardo Ribeiro de. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Som Nosso de Cada Dia, a pioneira experiência progressiva brasileira. Campinas: 2017. p. 1-8.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura. São Paulo: Nova Cultural/Brasiliense, 1986.

QUEIROZ, Flávio de Araújo. Secos & Molhados: transgressão, contravenção. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.

RESENDE, Vitor Henrique; ASSIS, Ana Claudia de. As diversas sonoridades do grupo de rock brasileiro O Terço: discussões sobre as identidades musicais nos anos 1970. ORFEU, Ano 1, n. 1, p. 109-131, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7361/5678>. Acesso em: 06 mai. 2020.

RIBAS, Rafael Malvar. Contracultura musical brasileira: movimentos e particularidades. 2016. 110 f. Dissertação (mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Centro de Educação, Filosofia e Teologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2953 >. Acesso em 06 mai. 2020.

SAGGIORATO, Alexandre. Anos de chumbo: rock e repressão durante o AI- 5. 2008. 157 f. Dissertação (mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2008. Disponível em: <http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/136>. Acesso em: 06 mai. 2020.

SANTOS, Daniela Vieira dos. Não vá se perder por aí: a trajetória dos mutantes. 2008. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/98969>. Acesso em: 06 mai. 2020.

Fontes: I) Discográficas

O TERÇO. Criaturas da noite. Rio de Janeiro: Underground/Copacabana, 1975. 1 disco (37 min), 33 1/3 rpm, estéreo.

O SOM NOSSO DE CADA DIA. Snegs. São Paulo: Continental, 1974. 1 disco (37 min), 33 1/3 rpm, estéreo.

OS MUTANTES. Tudo foi feito pelo sol. Rio de Janeiro: Som livre, 1974. 1 disco (42 min), 33 1/3 rpm, estéreo.

Fontes: II) Periódicas

GOUVÊA, Carlos Alberto. Contemplados com o troféu de 1974. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 dez. 1974a. Folha Ilustrada, p.38.

GOUVÊA, Carlos Alberto. Rock no MASP e no 13 de maio. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 out. 1974b. Folha Ilustrada, p. 38.

GOUVÊA, Carlos Alberto. As boas vibrações do rock e as más vibrações do rock. Folha de São Paulo, São Paulo, 02 set. 1974c. Folha Ilustrada, p. 24.

GOUVÊA, Carlos Alberto. A primeira semana de rock ‘n roll no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 dez. 1974d. Folha Ilustrada, p. 24.

GOUVÊA, Carlos Alberto. O nosso rock ainda é inexpressivo. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 jul. 1974e. Folha Ilustrada, p. 18.

GOUVÊA, Carlos Alberto. Os Mutantes transformados. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 out. 1974f. Folha Ilustrada, p. 34

GOUVÊA, Carlos Alberto. “Som Nosso...” no Bandeirantes. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 dez. 1974g. Folha Ilustrada, p. 38.

GOUVÊA, Carlos Alberto. O Terço. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 nov. 1974h. Folha Ilustrada, p. 36.

GOUVÊA, Carlos Alberto. Rock 1974: um ano de rock. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 dez. 1974i. Folha Ilustrada, p. 11.

GOUVÊA, Carlos Alberto. Mutantes. Folha de São Paulo, São Paulo, p.36, 16 out. 1974j.

GOUVÊA, Carlos Alberto. Rock e chuva, prova de fogo no Ibirapuera. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 set. 1974k. Folha Ilustrada, p. 24.

LANCELLOTTI, Sílvio; PENIDO, José Márcio; DUTRA, Maria Helena; SOUZA, Tárik de. Os dez mais. Veja, São Paulo, p.46, 01 jan. 1975.

PENIDO. José Márcio. O som solar. Veja, São Paulo, p. 82, 06 nov. 1974.

PEREIRA, Clever. Som Nosso de Cada Dia – Snegs – SLP. 10146. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04 set. 1974. Serviço Completo, p.B06.

SOM NOSSO DE CADA DIA. Folha de São Paulo, São Paulo, 05 ago. 1974. Folha Ilustrada, p. 22.

SOUZA, Tárik de. Em geral. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 out. 1974a. Esta semana, p. B05.

SOUZA, Tárik de. Opinião. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 dez. 1974b. Música popular, p.B2.

SOUZA, Tárik de. Compacto. Veja, São Paulo, p. 108, 21 ago. 1974c.

ZANETTI, Martha. Mutantes: Minha iluminação espiritual, minha própria vida. Rock, a História e a Glória. Rio de Janeiro, n° 9, p. 17-18, 1975.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigos