1974 e o rock progressivo paulistano

Autores

  • Matheus Lacorte Naman Angelo de Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p190-215

Palavras-chave:

Mutantes, O Terço, Rock Progressivo, São Paulo, Som Nosso de Cada Dia

Resumo

No cenário cultural paulistano da década de 1970 – período de intensa atividade e transformações das expressões juvenis, da indústria cultural e da própria cidade – o ano de 1974 se apresenta como particularmente interessante dentro do campo do rock. É nesse momento que três influentes bandas do chamado rock progressivo se destacaram regionalmente, além de produzirem e/ou divulgarem discos marcantes: Snegs, de O Som Nosso de Cada Dia, Tudo foi feito pelo sol, dos Mutantes, e Criaturas da noite, de O Terço. Este artigo pretende, justamente, aproximar-se do referido universo musical tendo como eixo central o estudo das três bandas, objetivando compreender como se estabeleceu o circuito do rock progressivo em São Paulo na década de 1970 e o seu lugar no contexto de efervescência contracultural vivenciado pela capital paulista do período.

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Biografia do Autor

  • Matheus Lacorte Naman Angelo de Castro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor de História, bacharel e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Castro, M. L. N. A. de. (2020). 1974 e o rock progressivo paulistano. Epígrafe, 9(1), 190-215. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p190-215