Performance musical enquanto objeto de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186418

Palavras-chave:

Performance musical, Sincretismo, Intertextualidade

Resumo

Dado o caráter por demais restrito do que se entende por performance nos estudos musicais, este artigo propõe discutir as condições e os meios necessários para a integração dos elementos discursivos pertinentes para que a performance musical, com enfoque na música de concerto ocidental, possa reivindicar autonomia enquanto objeto de pesquisa. Para tanto, tomaremos os pressupostos da semiótica discursiva, incorporando discussões sobre intertextualidade e polifonia. Num primeiro momento, partiremos de um movimento de expansão, no qual se integram elementos intertextuais e contextuais à investigação. Em seguida, ao reconhecer o caráter discursivo/textual desses elementos, discutiremos sua composição sincrética. Isso nos levará à relação enunciador-enunciatário como eixo fundador em torno do qual se organizam os elementos performáticos pertinentes, criando assim um critério ao mesmo tempo constante, porém suficientemente aberto para abarcar as movências do ato performático enquanto objeto de estudo.

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Biografia do Autor

  • Caio Victor de Oliveira Lemos, Universidade Estadual do Ceará

    Docente do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Fortaleza, CE, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Performance musical enquanto objeto de pesquisa. (2021). Estudos Semióticos, 17(3), 326-346. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186418