DOSSIÊ: Diferenças, igualdades e desigualdades: interpelações a uma educação com todos/as
As palavras “diferenças”, “igualdades”, “desigualdades” vêm sendo amplamente evocadas a partir da convocação que a ética da inclusão faz àqueles/as que trabalham na clínica e na educação com crianças.
Estas palavras podem ocorrer para demarcar a pertença do/a autor/a a um determinado conjunto de investigações. Entretanto, muitas vezes, sua difusão em textos tem se dado sem a necessária explicitação de sentidos, conflitos, contradições e semelhanças, seja no plano principiológico, conceitual ou ideológico.
No contexto das interpelações que a universalização do direito à educação escolar — com todas e para todas as crianças — faz a profissionais da saúde e da educação, este dossiê visa a reunir discussões teóricas, relatos de pesquisa e revisões da literatura que, de maneiras distintas, coloquem em diálogo relações entre diferenças, igualdades e desigualdades.
Em um tempo no qual as grandes narrativas deram lugar às pequenas e, como se vê hoje em dia, até às micronarrativas, pode-se ainda esperar por uma inspiração à ação política proveniente da(s) igualdades(s) concebida(s) enquanto valor universal? Dentre tantas micronarrativas, encontramos exemplos tão díspares como, de um lado o terraplanismo irracionalista, de outro, discursos identitários. Sua existência poderia levar a pensar que todo universal deve ser castigado – incluindo aí, é claro, a escola universal, laica, pública, gratuita e de qualidade social. Ou é exclusivamente das diferenças que se pode esperar que emerjam as possibilidades de transformação efetiva das desigualdades imperantes desde sempre em nossa sociedade? Em poucas palavras: igualdade e diferenças se pressupõem uma à outra? Ou, pelo contrário, se excluem inelutavelmente?
Espera-se, assim, que o debate sobre diferenças, igualdades e desigualdades convide ao exercício de alteridade presente tanto na aproximação daquilo que aparece como estrangeiro quanto no estranhamento do que se naturaliza como familiar.
Serão aceitos trabalhos que tragam questões pertinentes aos inúmeros setores populacionais excluídos do direito à educação escolar, seja a partir de pesquisas de campo, ensaios teóricos ou de reflexões sobre experiências.
Link para o envio: https://www.revistas.usp.br/estic/index
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