A dedicação de um tempo “de qualidade” aos filhos: análise de um enunciado recorrente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p461-475

Palavras-chave:

Tempo de qualidade, Puericultura, Maternidade, Desenvolvimento infantil, Família

Resumo

O texto examina os discursos dos pediatras e outros especialistas destinados às famílias sobre como organizar o tempo com os filhos. Inicialmente, a análise incide sobre manuais de puericultura publicados nas décadas de 1920 a 1950 e em seguida sobre a revista Pais & Filhos nos últimos cinco anos, com destaque para o contexto atual da pandemia de COVID-19. A análise detém-se sobre o enunciado segundo o qual o mais importante é reservar um tempo “de qualidade” à convivência com as crianças. O artigo identifica alguns fios de continuidade nas formulações sobre a organização do tempo na rotina familiar, bem como descontinuidades instauradas pelas transformações da vida social, as quais produziram mudanças na gestão do tempo para a conciliação de múltiplas tarefas, principalmente para as mulheres.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Catani, Universidade de São Paulo

    Psicóloga e Psicanalista. Pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (bolsista FAPESP). São Paulo, SP, Brasil. 

  • Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Referências

Andrade Filho, O. de. (1947). Prepara teu filho para a vida: educação psicológica da criança. São Paulo: José Olympio.

Arrepia, R. (2019, outubro). Eles falaram: Respira e vai! Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 595 (51), p.26.

Bento, T., Bento, R. (2020, maio). Eles falaram: Estudos e a quarentena. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 602 (51), p.20.

Camargo, P., & Marinho, P. (2020a). Eles falaram: Hora de brincar. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 599 (51), p. 24.

Camargo, P., & Marinho, P. (2020b). Eles falaram: Brincar é tudo de bom. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete editora, 604 (51), p. 21.

Cardoso A., & Piangers, M. (2020). Ela diz, ele diz. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 604 (51), pp.16-17.

Freire, M. M. de L. (2008). “Ser mãe é uma ciência”: mulheres, médicos e a construção da maternidade científica na década de 1920. História, Ciências, Saúde & Manguinhos. Rio de Janeiro, 15 (Suppl.), 153-171. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702008000500008

Freixo, D. (2020, julho). Eles falaram: Aprendi com meu filho. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 604 (51), p.21.

Freud, S. (1999). A interpretação dos sonhos: 100 anos – edição comemorativa. (W. De I. Oliveira, trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1900).

Freud, S. (2006). Além do Princípio do Prazer. In L. A. Hanns (Org.). Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. v. 2. (L. A. Hanns, trad., v. 2, pp. 135-136). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1920).

Figueiredo, L. C. (2012). A metapsicologia do cuidado. In As diversas faces do cuidar: novos ensaios de psicanálise contemporânea. São Paulo, SP: Escuta.

Fiocruz (2020). Crianças na pandemia covid-19. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19 – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ministério da Saúde, 2020. Recuperado de: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf.

Gravidez: cada uma tem sua hora certa (2020). Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 602 (51), pp. 44-47.

Gondra, J. G. (2004). Artes de Civilizar: Medicina, Higiene e Educação Escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UERJ.

Gondra, J. G.; Garcia, I. (2004, mai/ago.). A arte de endurecer miolos moles e cérebros brandos: racionalidade médico-higiênica e a construção social da infância. Revista Brasileira de Educação (26), 69-84. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200006

Kuhlmann Jr., M. (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

Lages, W. (1955). Como proteger seu filho: problemas de maior frequência na assistência à infância. Rio de Janeiro: Instituto de Resseguros do Brasil.

Len, C. (2017, julho). Dr. Claudio responde. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 568 (48), p. 20.

Lima, A. L. G. Maternidade higiênica: natureza e ciência nos manuais de puericultura publicados no Brasil. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 47, p. 95-122, 2007. Editora UFPR. doi: http://dx.doi.org/10.5380/his.v47i0.12112

Mahoney, S. (2020, abril). Saúde: Dormir é vida! Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 601 (51), pp. 47-51.

Mendonça, M. C. de (2014). A maternidade na publicidade: uma análise qualitativa e semiótica em São Paulo e Toronto. (Tese de Doutorado, Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica). Recuperado de https://tede2.pucsp.br/

Piza, W. (1939). O livro das mãezinhas. São Paulo: Departamento de Saúde do Estado & Seção de Propaganda e Educação Sanitária.

Porne, C. (2017, julho). Comportamento: Dê um pause. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 568 (48), pp. 48-53.

Priore, M. del. (2000). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.

Proibido para crianças (2020). Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 605 (51), pp. 52-55.

Rocha, M. da (1939). Cartilha das mães. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Rocha, M. da. (1947). Guia para criar o bebê: puericultura elementar. Rio de Janeiro: Zelio Valverde.

Santos, L. P. B. dos. (2019). “Mais que uma revista, um dicionário para os pais”: a revista Pais & Filhos e a imprensa transnacional para a família. Revista Brasileira de História da Educação, 19, e079. doi: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e079

Schwengber, M. S. V. (2007). Distinções e articulações entre corpos femininos e corpos grávidos na Pais & Filhos. História: Questões & Debates, 47(2), 123-138. doi: http://dx.doi.org/10.5380/his.v47i0.12113

Schwengber, M. S. V. (2012). Mãe moderna: esportiva e forte. Cad. CEDES, Campinas, 32 (87), 165-176. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000200003

Schwengber, M. S. V., & Meyer, D. E. (2011). Discursos que (con)formam corpos grávidos: da medicina à educação física. Cadernos Pagu, (36), 283-314. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-83332011000100011

Schwengber, M. S. V., & Rohr, D. R. (2015). Imagens de uma Nova Economia Identitária dos corpos grávidos. Educação & Realidade, Porto Alegre, 40(3), 899-921. doi: https://doi.org/10.1590/2175-623644756

Sociedade Brasileira de Pediatria (2020). Departamentos Científicos. Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19. 26.03.2020. Recuperado de: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pais-e-filhos-em-confinamento-durante-a-pandemia-de-covid-19/

Solléro, B. (2019, julho). Eles falaram: Eureka! Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 592 (50), p. 30.

Solléro, B. (2020, abril). Eles falaram: Criatividade na infância. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 601 (51), p. 20.

Vassallo, G. M. (2019, janeiro). Eles falaram: Mundo da fantasia. Pais & Filhos: Juntos é possível formar famílias mais felizes. São Paulo: Manchete Editora, 586 (50), p. 30.

Winnicott, D. W. (2000). Pediatria e neurose da infância. In D. W. Winnicott, Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas (pp. 417-423). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Original publicado em 1956).

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Catani, J., & Lima, A. L. G. (2021). A dedicação de um tempo “de qualidade” aos filhos: análise de um enunciado recorrente. Estilos Da Clinica, 26(3), 461-475. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p461-475