Abordagem clínica na formação de professores: práticas inclusivas e o professor-sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p58-71

Palavras-chave:

formação de professores, psicanálise, abordagem clínica, práticas inclusivas

Resumo

A formação de professores é um tema recorrente no âmbito das políticas educacionais preocupadas com a qualidade do ensino. No presente trabalho, apresentamos um dispositivo formativo que não se alinha à perspectiva técnico-instrumental das competências, nem parte das formulações dos teóricos que advogam uma formação fundada no paradigma do professor reflexivo.  Nosso objetivo é assinalar a potência de um dispositivo grupal para formação de professores pautado na escuta psicanalítica, na circulação da palavra, na interlocução entre pares e no trabalho elaborativo ensejando, assim, uma “terceira via” nas práticas formativas privilegiando uma abordagem clínica que possa dar lugar aos saberes construídos pelos professores na singularidade de suas experiências.

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Biografia do Autor

  • Marise Bartolozzi Bastos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI/IP-FEUSP).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Bastos, M. B. (2024). Abordagem clínica na formação de professores: práticas inclusivas e o professor-sujeito. Estilos Da Clinica, 29(1), 58-71. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p58-71