What it is about childhood that (psycho)pedagogic illusion has masked

Authors

  • Leandro de Lajonquière Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189

Keywords:

Infância moderna, filosofia da educação, fundamentos da educação, Modern childhood, philosophy of education, the fundamentals of education

Abstract

A conjugação as infâncias pensadas por Descartes e Rousseau duas infâncias exprimiria uma forma singular de o homem experimentar o tempo e o desejo, ou seja, a impossibilidade na relação aos outros. Dessa forma, sustenta-se a tese de que a renúncia à educação é um sintoma contemporâneo que as ilusões psicopedagógicas mascaram a cota de política embutida tanto na produção psíquica da infância moderna quanto no seu eclipse.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2000-06-01

Issue

Section

Debate

How to Cite

Lajonquière, L. de. (2000). What it is about childhood that (psycho)pedagogic illusion has masked. Clinical Styles. The Journal on the Vicissitudes of Childhood, 5(8), 183-189. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189