Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira

Autores/as

  • Marcos José da Silveira Mazzotta Universidade de São Paulo
  • Sandra M. Zákia L. Sousa Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p96-108

Palabras clave:

Inclusão, política educacional, educação especial

Resumen

Tendo como eixo o direito à educação para todos, explora-se particularmente neste texto como tal direito vem se concretizando para parcela de alunos deficientes físicos, sensoriais ou mentais que, para seu desenvolvimento, muitas vezes demandam condições não usualmente disponíveis nos sistemas de ensino. Procura-se evidenciar o potencial de exclusão que decorre dos princípios que vêm norteando, na atualidade, as políticas educacionais, no contexto de reforma do Estado, evidenciando sua contradição com o discurso da inclusão escolar.

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Publicado

2000-12-01

Número

Sección

Dossier

Cómo citar

Mazzotta, M. J. da S., & Sousa, S. M. Z. L. (2000). Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 5(9), 96-108. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p96-108