Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica?

Autores

  • Francisco Moura Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p36-53

Palavras-chave:

Educação clínica, Clínica, Psicanálise da educação, Intersubjetividade, Subjetividade

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito.

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Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Moura, F. (2005). Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica?. Estilos Da Clinica, 10(18), 36-53. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p36-53