De que se trata... uma criança?

Auteurs

  • Elsa Coriat Centro Lydia Coriat

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p19-26

Mots-clés :

Bebês, Interdisciplina, Psicanálise

Résumé

Neste artigo, procura-se rever alguns "preconceitos escolásticos" - preconceitos que envolvem aqueles que participam de determinada escola, neste caso, a escola criada a partir dos ensinamentos de Lacan - e suas implicações na clínica de bebês e crianças pequenas. Para tanto, atravessamos algumas questões: A criança nasce como uma página em branco? O que é desenvolvimento? A partir de quando podemos supor a existência do inconsciente? Por que é importante para o psicanalista o que diz respeito ao orgânico e ao desenvolvimento? A interdisciplina é entendida como fundamental, assim como a clareza por parte do psicanalista, das contribuições e limites da psicanálise na referida clínica.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

1998-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Coriat, E. (1998). De que se trata... uma criança?. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 3(5), 19-26. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p19-26