A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém

Autores

  • Fábio Rodrigo de Moraes Xavier Universidade Federal do Pará
  • Marina Ramos Neves de Castro Universidade Federal do Pará
  • Fábio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.142489

Palavras-chave:

Comunicação, Intersubjetividade, Interação, Feira

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na feira do Guamá, localizada em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. Nós procuramos observar, a partir de uma aproximação etnográfica, a movimentação social e as práticas de interação comunicativa  os sujeitos ali presentes em relação às dinâmicas de ocupação do espaço e à disposição dos produtos ali vendidos. A investigação evidencia a estruturação organizacional em sua dinâmica intersubjetiva e, a partir dessa perspectiva, observamos o desenvolvimento da ideia de lugar e a identificação que as pessoas desenvolvem com a localidade dentro de processos estéticos. Para reflexão, neste artigo utilizamos textos do teórico Maffesoli em que trata de localidade e práticas sociais no cotidiano. Também utilizamos a obra de Schutz quando interpretamos as práticas sociais através de tipificação nas estruturas sociais; assim como usamos a compreensão de forma social de Simmel.

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Biografia do Autor

Fábio Rodrigo de Moraes Xavier, Universidade Federal do Pará

Graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) pesquisador pelo PPGCOM/UFPA Atua em conjunto com o Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação, certificado pela (UFPA) do Programa de Pós - Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da mesma instituição. 

Marina Ramos Neves de Castro, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Comunicação e do PPGCOM/UFPA

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Comunicação e do PPGCOM/UFPA

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Xavier, F. R. de M., Castro, M. R. N. de, & Castro, F. F. de. (2018). A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém. Revista Extraprensa, 12(1), 116-130. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.142489