Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa – um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo

Autores

  • Adriana Reis Paulics Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.191953

Palavras-chave:

Jornalismo e educação, Mediação cultural, Currículo, Educação não formal, Educomunicação

Resumo

A pesquisa investiga as aproximações entre Jornalismo e Educação a partir de um estudo de caso sobre a Revista E, criada e mantida pelo Sesc São Paulo. Analisa as características de uma publicação jornalística realizada com intencionalidade educativa para identificar os fundamentos e traçar paradigmas do Jornalismo comprometido com a Educação, a partir de referenciais da mediação cultural e sob a ótica da educação não formal. A pesquisa parte da pergunta-problema: Que características de uma publicação jornalística permitem compreendê-la para além do compromisso de informar, aproximando-a também de uma ação educativa? A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa embasada em revisão de literatura e em estudo de caso.

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Biografia do Autor

  • Adriana Reis Paulics, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

     Discente em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Jornalismo Social (PUC-SP), e mestrado em Educação: Currículo (PUC-SP). Funcionária do Sesc São Paulo desde 2007, atua como editora da Revista E e integra a equipe da Gerência de Difusão e Promoção (GEDIF), na administração central do Sesc regional São Paulo.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Paulics, A. R. (2023). Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa – um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo. Revista Extraprensa, 16(2), 265-283. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.191953