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A “cultura do cancelamento”: contribuições de um olhar sociológico

Autores

  • Tamires de Assis Lima Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Paula Cordeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194383

Palavras-chave:

Cancelamento, Entretenimento, Dependência econômica, Redes sociais, Celebridades

Resumo

A vulgarização do termo “cancelamento”, sua utilização sem rigor algum para nomear situações distintas, sua apropriação como recurso para identificar qualquer tipo de crítica coletiva ao comportamento das celebridades nas redes sociais, fez com que alguns defendam a inexistência do “cancelamento” como fenômeno social sui generis, isto é, dotado de particularidades que o distinguem da mera crítica dirigida a outrem. Trata-se de um fenômeno contemporâneo, denominado de “linchamento virtual” por seus críticos, ou ativismo e radicalização da democracia por seus defensores, realizado por seus executores, aparentemente, com o intuito de problematizar condutas incompatíveis, na maioria dos casos, com os valores fundamentais da diversidade identitária, ou seja, expor, desconstruir e exigir que não sejam naturalizadas posturas racistas, machistas, homofóbicas, transfóbicas, dentre outras, que constituem preconceitos dominantes em uma sociedade desigual como a brasileira. Considerando ainda que, não se faz “cancelamento” de um sujeito sem que a execração pública seja difundida a todos os que quiserem saber a respeito dos fatos, uma vez que o objetivo do “cancelamento” é justamente reduzir ao mínimo o capital simbólico do sujeito “cancelado”, com consequências econômicas e profissionais, de modo que sirva de exemplo para dissuadir potenciais futuros infratores das normas éticas e morais dominantes, os efetivos “cancelamentos” pressupõem a participação de empresas ou de qualquer outro agente econômico e uma relação de dependência ou subordinação.

Palavras-chave: “cancelamento”, entretenimento, dependência econômica, redes sociais, celebridades.   

 

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Biografia do Autor

  • Tamires de Assis Lima Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Unesp-campus Marília, mestranda em Sociologia, participa do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos
    em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC).

  • Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Unesp-campus Marília, professora orientadora do departamento de Didática, é líder do grupo: Grupo
    de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC).

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Publicado

2022-05-31

Versões

Como Citar

Martins, T. de A. L., & Cordeiro, A. P. . (2022). A “cultura do cancelamento”: contribuições de um olhar sociológico. Revista Extraprensa, 15(Especial), 29-47. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194383