Articulações entre economia criativa, turismo e plataformização

Autores

  • Karina Poli Lima da Cunha Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.215427

Palavras-chave:

Economia criativa, Turismo, Plataforma digitais e participação social na cultura

Resumo

Este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre as articulações entre Economia Criativa, Turismo e Plataformização com o objetivo de problematizar a relação entre a participação social na produção e no consumo cultural em duas perspectivas, a produção e consumo cultural local, e a produção de consumo cultural turístico. Partindo de uma contextualização sobre a economia criativa enquanto política pública multifuncional e transversal, procuraremos demonstrar como as articulações entre turismo e desenvolvimento urbano foram sendo incorporadas às políticas culturais e de que forma a plataformização tangenciou esse processo. Em seguida apresentaremos uma breve discussão sobre a participação social na organização do trabalho cultural e criativo e na criação de espacialidades culturais locais que dão origem a novas centralidades urbanas e seus desafios no contexto da economia criativa, para assim discutir a participação social do turista na promoção de centralidades urbanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Poli Lima da Cunha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Historiadora com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, foi bolsista de Pós-Doutorado pela FAPESP até 2020 para realizar estágio no Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London.

Referências

AVDIKOS, Vasilis; MERKEL, Janet. Supporting open, shared and collaborative workspaces and hubs: recent transformations and policy implications. Urban Research and Practice, London, v. 13, n. 3, p. 348-357, 2020.

BANDINELLI, Carolina; GANDINI, Alessandro. Hubs vs Networks in the Creative Economy: Towards a ‘Collaborative Individualism’. In: GILL, Rosalind; PRATT, Andy; VIRANI, Tarek. (ed.). Creative Hubs in Question. Dynamics of Virtual Work. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.

BESSON, Raphael. L’hypothèse des Tiers Lieux culturels. The Conversation, 8 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3rYep6V. Acesso em: 4 set. 2023.

BERDOULAY, Vincent. Les Idéologies comme Phénomènes Géographiques. Cahiers de Géographie du Québec, Montreal, v. 29, n. 77, p. 205-216, 1985.

Burret, Antoine. Étude exploratoire des Tiers-Lieux comme dispositif d’incubation libre et ouvert de projet. CONFÉRENCE INTERNATIONALE DE MANAGEMENT STRATÉGIQUE, 23., Rennes, 2014. Anais […]. Orsay: Université Paris Sud, 2014.

CANCLINI, Néstor. Cuidadanos reemplazados por algoritimos. Calas: Guadalajara, 2019.

DECHAMP, Gaëlle; PÉLISSIER, Maud. Les communs de connaissance dans les fablabs: mythe ou réalité? Revue Française de Gestion, Cachan, v. 45, n. 79, p. 97-112, 2019.

Dubois, Fanny; Terval, Philippe. Des jeunes plus ou moins prêts à devenir entrepreneurs. De l’engagement sportif amateur à la création d’entreprise. Agora débats/jeunesse, Paris, n. 75, p. 103-116, 2017.

Ferilli, Guido; Sacco, Pier Luigi; Blessi, Giorgio Tavano. Cities as creative hubs: from instrumental to functional values of culture-led local development. In: BAYCAN, Tüzin (ed.). Sustainable City and Creativity. Oxford: Routledge, 2012. p. 26.

Flichy, Patrice. Le sacre de l’amateur: sociologie des passions ordinaires à l’ère numérique, Paris: Seuil, 2010.

Florida, Richard. The rise of the creative class: and how it’s transforming work, leisure, community and everyday life. New York: Basic Books, 2002.

FRANCE TIERS-LIEUX. Les tiers-lieux face a la crise COVID-19 enquête & mobilisation solidaire. Paris: Dossier Presse, 2020. Disponível em: https://bit.ly/45RffR8. Acesso em: 5 ago. 2021.

FREITAS, Ricardo Ferreira; SANTOS, Maria Helena Carmo dos. Porto Maravilha: para onde vai este legado? Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 17, p. 97-113, 2019.

GARCÍA, Beatriz. Cultural Policy and Urban Regeneration in Western European Cities: Lessons from Experience, Prospects for the Future. Local Economy, Thousand Oaks, v. 19, n. 4, p. 312-326, 2004.

GREFFE, Xavier. From culture to creativity and the creative economy: a new agenda for cultural economics. City, Culture and Society, Michigan, v. 7, n. 2, p. 71‑74, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ccs.2015.12.008.

HESMONDHALGH, David. Media and cultural policy as public policy International Journal of Cultural Policy, London, v. 11, n. 1, p. 95-109, 2005.

HESMONDHALGH, David. The Cultural industries. London: Sage, 2011.

Howkins, John. The creative economy: how people make money from ideas. Londres: Penguin, 2001.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LANDRY, Charles. The creative city: A toolkit for Urban Innovators. Londres: Earthscan, 2000.

LASH, Scott; URRY, John. Economies of signs and space. Londres: Sage, 1994.

LAZZARATO, Maurizio. Experimental politics. Cambridge: MIT, 2014.

LÉVY-WAITZ, Patrick. Rapport 2021: Nos territoires en action. Dans les tiers-lieux, se fabrique notre avenir. Paris: France Tiers Lieux, 2021. Disponível em: https://bit.ly/45T8myB. Acesso em: 19 out. 2023.

LEVY-WAITZ, Patrick. Tiers lieux, un défi pour les territoires. In: LEVY-WAITZ, Patrick. Mission coworking: faire ensemble pour mieux vivre ensemble. Paris: Fondation Travailler autrement, 2018. p. 3-5. Disponível em: https://bit.ly/3rVPY5O. Acesso em: 15 set. 2021.

LIPOVETSKY, Gilles. The empire of fashion: dressing modern democracy. Journal of Design History, Kettering, v. 9, n. 1, p. 67-69, 1996.

MAGKOU, Matina; HURET, Laura; LAMBERT, Vincent. Community-driven cultural spaces and the COVID-19 pandemic. In: DE MOLLI, Federica; VECCO, Marilena (ed.). The metamorphosis of organisational space in cultural and creative sectors. Oxford: Routledge, 2022. p. 117-191

MARKUSEN, Ann. Urban development and the politics of a creative class: evidence from a study of artists. Environment and Planning A: Economy and Space, Thousand Oaks, v. 38, n. 10, p. 1921-1940, 2006. DOI: https://doi.org/10.1068/a38179.

MINTZ, André. Midiatização e plataformização: aproximações. Novos Olhares, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 98-102, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150347.

NÉGRIER, Emmanuel; BONET, Lluís. La participation culturelle est-elle une innovation sociale? Nectart, v. 1, n. 8, p. 96-106, 2019.

Nieborg, David; Poell, Thomas. The platformization of cultural production: theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 20, n. 11, p. 1-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444818769694.

O’BRIEN, Dave. Cultural policy: management, value and modernity. Londres: Routledge, 2014.

O’REILLY, Tim. Whats Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. O’Reilly Media, 30 set. 2005. Disponível em: https://bit.ly/3L5Ptkc. Acesso em: 16 jun. 2023.

Poli, Karina. O campo de produção cultural e criativo: uma leitura através da teoria dos campos de Bordieu. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 81-103, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189478

PRATT, Andy. Creative cities: the cultural industries and the creative class. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, Hoboken, v. 90, n. 2, p. 107-117, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0467.2008.00281.x

PRATT, Andy. Urban regeneration: from the arts ‘feel good’ to the cultural economy: case study of Hoxton, London. Urban Studies, Thousand Oaks, v. 46, n. 5-6, p. 1.041-1.061, 2004.

PRATT, Andy; VIRANI, Tarek. The creative SME: a cautionary tale. Creativeworks London Working Paper, Londres, n. 14, p. 1-20, 2015.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; DUFFY, Brooke Erin. Platforms and Cultural Production. Medford: Polity Press, 2022.

RICHARDS, Greg. Rethinking cultural tourism. Rethinking Tourism Series. Cheltenham: Edward Elgar, 2021.

SACCO, Pier Luigi. Culture 3.0: the impact of culture on social and economic development, & how to measure it prepared for scientific support for growth and jobs: cultural and creative industries. In: Conference Bruxelles, Bruxelles, 2013.

SACCO, Pier Luigi; FERILLI, Guido; BLESSI, Giorgio Tavano. From culture 1.0 to culture 3.0: three socio-technical regimes of social and economic value creation through culture, and their impact on European cohesion policies. Sustainability, Basileia, v. 10, n. 11, p. 1-23, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/su10113923.

SÁNCHEZ, Fernanda. Políticas urbanas em renovação: uma leitura crítica dos modelos emergentes. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Presidente Prudente, n. 1, p. 115, 1999. DOI: https://doi.org/10.22296/2317-1529.1999n1p115

SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2 ed. Chapecó: Argos, 2010.

SANTAGATTA, Walter. Cultural districts, property rights and sustainable economic growth. International Journal of Urban and Regional Research, London, v. 26, n. 5, p. 25-42, 2002.

SAVANOVIC, Aleksandra; OREL, Marko. The role of creative hubs in the freelance labour market. Atenas: European Creative Hubs Network, 2018.

SCOTT, Allen. Cultural economy and the creative field of the city. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, Hoboken, v. 92, n. 2, p. 115-130, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0467.2010.00337.x

SOTRATTI, Marcelo Antonio. As ideologias espaciais e o patrimônio cultural e: imagem e promoção turística. Revista Espaço e Geografia, Brasília, DF, v. 16, n. 2, p. 601-625, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/39993. Acesso em: 4 set. 2023.

TURINO, Célio. Pontos de cultura. O Brasil de cima para baixo. São Paulo: Anita Garibaldi, 2010.

UNCTAD. Relatório de economia criativa 2010: economia criativa, uma opção de desenvolvimento. Brasília, DF: Secretaria da Economia Criativa/Minc; São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

UNESCO. Creative Economy Report. Paris: Unesco, 2013.

UZELAC, Alexandra. Cultural Networks in the Network Society. In: LAAKSONEN, Annamari (ed.). D’art Report 49: International Culture Networks. Surry Hills: International Federation of Arts Councils and Culture Agencies, 2016. 104 p.

VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de. The platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford: Oxford University Press, 2018.

VIRANI, Tarek. Re-articulating the creative hub concept as a model for business support in the local creative economy: the case of Mare Street in Hackney. Creativeworks London Working Paper, London, n. 12, p. 1-28, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30697555.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.

VLASSIS, Antonio; DE BEUKELAER, Christiaan. The creative economy as a versatile policy script: exploring the role of competing intergovernmental organizations. Media, Culture & Society, v. 41, n. 4, p. 502-519, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443718810913.

ZUBOFF, Shoshana. Era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Cunha, K. P. L. da . (2023). Articulações entre economia criativa, turismo e plataformização. Revista Extraprensa, 16(2), 201-228. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.215427