Epistemologia da pluridiversidade: um novo conhecimento para jovens latino-americanos

Autores

  • Flavia Virginia Centro Universitário Clauretiano

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77178

Palavras-chave:

Epistemologia, Pluridiversidade, Conhecimento

Resumo

O que acontecerá com nosso país/nossa sociedade quando alguém quiser explorar um tema na universidade que só possa ser estudado em Latino-América? É com base nessa pergunta que proponho a busca de um conhecimento próprio, endo-referenciado, na mais plena confiança na nossa pluridiversidade que não conforma um só povo, mas antes congrega todos os nossos através dos mesmos temas; na nossa cosmogonia originada do múltiplo e tornada possível pelo diálogo; na nossa maneira de conduzir em que o líder é veículo e relação, transmissor e laço. Como será, em outras palavras, uma Latino-América que produza sua própria forma de conhecer, suas categorias de conhecimento, e que se reporte a um projeto de si mesma não-binário, portanto não-excludente e, acima de tudo, não-superpotente? Talvez esteja no destino histórico de Latino-América, até porque berço da civilização moderna, consagrar uma era em que não prevaleça a comoditização dos conhecimentos.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavia Virginia, Centro Universitário Clauretiano
    Cantora, compositora e e escritora, especialista em Logoteoria Aplicada à Educação e graduanda em Filosofia pelo Ceuclar (Centro Universitário Clauretiano)

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

Virginia, F. (2010). Epistemologia da pluridiversidade: um novo conhecimento para jovens latino-americanos. Revista Extraprensa, 3(3), 392-401. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77178