Os brasileiros da Revista Brasileiros: pluralidade e singularidade narradas em reportagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77217Palavras-chave:
Reportagem, Narrativa, ComplexidadeResumo
Neste trabalho procuramos analisar pautas e elementos da narrativa jornalística em reportagens publicadas na revista Brasileiros (mensal, editada desde julho/2007). O Editorial do no 1 registra que a publicação teria “como foco o Brasil, seus grandes temas, seus grandes desafios e, principalmente, seus habitantes e suas histórias. [...] Como o País, Brasileiros é uma revista plural.” Em quase três anos, a publicação mostra um jornalismo que vai além dos padrões hegemônicos utilizados na mídia. A revista revela “uma narrativa ao mesmo tempo complexa, afetuosa e poética”, como defende MEDINA (2003, pág. 50). Ao romper com o jornalismo reducionista, a Brasileiros é capaz de provocar a reflexão, promover solidariedade e instigar a sensibilidade. Ao investir na reportagem e apostar em práticas jornalísticas com cheiro e emoção, a revista nos mostra um país onde a vida pulsa com plenitude e contradições. É um jornalismo que busca a compreensão das dinâmicas da contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.