Pensamento latino-americano e a imprensa alternativa: relações com o jornal lampião da esquina

Autores

  • Muriel Emídio Pessoa do Amaral Universidade Estadual Paulista/Bauru; Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85144

Palavras-chave:

Comunicação, Lampião da Esquina, Imprensa, Latino-americano

Resumo

O pensamento latino-americano comunicacional repercutiu em vários países dessa porção continental criando referências e estabelecendo novas formas de fazer e pensar a comunicação. Há várias contribuições dos autores dessa escola para o desenvolvimento da imprensa alternativa, também conhecida como imprensa nanica. Essa vertente da imprensa brasileira foi um mecanismo adotado para enfrentar e ao mesmo tempo amenizar as influências das estruturas de poder referentes à comunicação, na mesma medida que foi um dos canais criados para proporcionar o reconhecimento da cidadania de indivíduos considerados como “minorias” sociais. Com revisão bibliográfica e análise dos editorais, esse trabalho pretende analisar a relação do pensamento comunicacional latino-americano para o enfrentamento do poder com o recorte do jornal Lampião da Esquina, um veículo de comunicação importante voltado para o reconhecimento do papel social de homossexuais entre os anos de 1978 e 1981.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual Paulista/Bauru; Universidade Norte do Paraná

Mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) Professor do curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade/Propaganda) da Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Amaral, M. E. P. do. (2014). Pensamento latino-americano e a imprensa alternativa: relações com o jornal lampião da esquina. Revista Extraprensa, 7(2), 26-33. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85144