Um Fenômeno Fashion: os rolês na mídia

Autores

  • Nizia Maria Souza Villaça Escola de Comunicações

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.90034

Palavras-chave:

Identidade, Periferia, Shopping, Moda, Redes Sociais

Resumo

Focamos aqui um novo desenho que se forma ao ritmo do apelo contemporâneo da visibilidade e da fama: o caso dos rolês. A glorificação da vitória social e a apologia do consumo na sociedade contemporânea rendem culto à performance e ao desempenho, buscando formas de seduzir os consumidores e sugerir comportamentos. O estilo performático é ativado constantemente pela publicidade. A técnica utilizada trabalha com a adulação das minorias no seu desejo de reconhecimento. A moda possui hoje uma lógica que articula as relações sociais conectando o mundo das celebridades e o dos anônimos que buscam identificação, reconhecimento e inclusão. Neste cenário vamos analisar o comportamento dos “rolezinhos”. A mídia se esforça por definir seu DNA da mesma forma que correu atrás de definições/explicações. Identidade e diferença constituem um pólo de grande importância nas práticas discursivas, cujas estratégias exigem sempre mais acuidade dos críticos/semiólogos, em meio à dissolução geral das fronteiras. Apartheid ou arrastão?

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Biografia do Autor

  • Nizia Maria Souza Villaça, Escola de Comunicações
    Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Pós-Doutorado em Antropologia Cultural, Paris V - Sorbonne (1985)

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Publicado

2015-05-07

Como Citar

Villaça, N. M. S. (2015). Um Fenômeno Fashion: os rolês na mídia. Revista Extraprensa, 8(1), 151-160. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.90034