Espetáculo, Política e Corporalidades: Ressignificação de Sentidos em Sujeitos Midiatizados

Autores

  • Nísia Martins do Rosário

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85167

Resumo

O objetivo do presente artigo é problematizar o conceito de explosão (Lotman, semiótica da cultura) e aprofundar as investigações sobre corporalidades a partir da noção de ruptura de sentidos. Essa reflexão é parte integrante de uma pesquisa que busca compreender as reconfigurações de sentidos em corpos de sujeitos midiatizados. Nesse momento, trazemos à discussão uma perspectiva cartográfica, que considera os eixos diacrônico e sincrônico para apresentar resultados de uma análise sobre a performance e a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva. Esse sujeito midiático é emblemático no que diz respeito às semioses corporais: explosão e modelização na semiosfera política.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nísia Martins do Rosário

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. www.corporalidades.com.br.

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Rosário, N. M. do. (2015). Espetáculo, Política e Corporalidades: Ressignificação de Sentidos em Sujeitos Midiatizados. Revista Extraprensa, 8(1), 8-14. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85167