A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/21025429022022PT

Palavras-chave:

Crianças, Funcionalidade, Domicílio

Resumo

A literatura, extensamente, associa o desenvolvimento infantil à qualidade da estimulação ambiental. Entretanto, são escassos os estudos que verificam esta relação com as habilidades funcionais da criança. Este estudo tem por objetivo investigar quais oportunidades no ambiente domiciliar estão associadas e explicar as habilidades funcionais de mobilidade e função social de crianças na primeiríssima infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com 74 crianças entre 6 e 18 meses. Para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar, foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment Motor Development - Infant Scale. Para avaliar as habilidades funcionais das crianças, foi utilizado o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Observou-se que a mobilidade das crianças pode ser explicada em 45,6% (R² ajustado = 0,45) e a função social foi explicada em 30% (R² ajustado = 0,30) pela quantidade de brinquedos de motricidade grossa, equipamentos e pela variedade de estimulação presente no ambiente domiciliar. Conclui-se que posições, brinquedos e materiais que mantém a criança mais restrita e menos ativa exercem influência negativa. Por outro lado, brinquedos que oportunizam um maior deslocamento e interação favorecem as habilidades funcionais de mobilidade e função social.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

A qualidade do ambiente domiciliar influencia nas habilidades funcionais de crianças na primeiríssima infância?. (2022). Fisioterapia E Pesquisa, 29(2), 196-202. https://doi.org/10.1590/1809-2950/21025429022022PT