O efeito da educação na dor e funcionalidade em pacientes com disfunções musculoesqueléticas do membro superior: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/210189220422PT%20

Palavras-chave:

Educação do Paciente, Extremidade Superior, Dor, Funcionalidade, Fisioterapia

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da educação ao paciente (EP) em pacientes com disfunções musculoesqueléticas do membro superior (MS) para os desfechos de dor e/ou funcionalidade. Dois revisores realizaram independentemente as buscas nas bases de dados PubMed, Cochrane, PEDro, SciELO e LILACS, desde o início das publicações até abril de 2021. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, com seres humanos com disfunções musculoesqueléticas no MS; que tenham realizado intervenção com EP; e com desfechos de dor e/ou funcionalidade. Os revisores determinaram independentemente a elegibilidade dos estudos, extraíram dados e avaliaram a qualidade metodológica utilizando a escala PEDro. Oito estudos foram incluídos nesta revisão totalizando 603 participantes. A EP teve resultados superiores em três dos estudos no alívio da dor e/ou melhora da função em relação ao grupo comparativo à favor da intervenção de EP. Aparentemente a EP é mais eficaz quando associada a exercícios.

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Revisão Sistemática

Como Citar

O efeito da educação na dor e funcionalidade em pacientes com disfunções musculoesqueléticas do membro superior: uma revisão sistemática. (2022). Fisioterapia E Pesquisa, 29(3), 296-302. https://doi.org/10.1590/1809-2950/210189220422PT