O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores devem estar cientes e concordarem com os princípios éticos e boas práticas estabelecidos pela Revista Geografia, Literatura e Artes, o que é uma condição necessária para poder submeter os artigos à revista.

Diretrizes para Autores

Todos os artigos, resenhas e notas sobre trabalhos de campo, teses e dissertações devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo.

Recebemos artigos em português, inglês, espanhol e francês.

I – ARTIGOS E ENSAIOS


A – Devem ter no máximo 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em Word for Windows, corpo 12, fonte Times New Roman.


B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas. Recusaremos artigos que não cumpram essa exigência.


C – O cabeçalho deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências, com respeito às particularidades dos diferentes tipos de pesquisa.


D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 600 caracteres e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em Inglês e Espanhol. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título do mesmo.


E – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

 

F - As notas devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto.

 

G – As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT (trabalhos não seguindo as normas da ABNT serão recusados). Abaixo a título de ilustração indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:


• Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.


• Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volumes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.


• Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.


• Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local: Editora, ano. Indicação da parte referenciada.


H – toda referência bibliográfica feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Ex: (George, 1973, p. 68)

 

II - ENTREVISTAS

A – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescido da data e local da entrevista e dados do entrevistado.

B – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente.

 

III - NOTAS


A – Para essa seção serão aceitos textos sobre eventos científicos realizados, relatos de traba­lhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos.


IV - RESENHAS


A – Para essa seção serão aceitas resenhas informativas de obras (livro, capítulo de livro, revista especializada, artigo de revista especializada, teses e dissertações, entre outros) de interesse à ciência geográfica, acompanhadas ou não de apreciação crítica.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos.

C – Dados completos da obra resenhada devem ser enviados. Solicita-se também o envio de cópia em meio digital (com boa qualidade) da capa/página de rosto da obra resenhada.

 

Para realizar a submissão de arquivos, seguir o passo a passo exposto no seguinte tutorial:

http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf

 

Para maiores informações, entre em contato com os editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.