Contribuições da Arte e da Literarura na construção do conhecimento geográfico no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.168063Palavras-chave:
Geografia, Interdisciplinaridade, Prática pedagógicaResumo
O presente estudo tem por objetivo propor uma atividade interdisciplinar entre Geografia, Literatura e a Arte nos anos iniciais do ensino fundamental e, para isto, utilizamos uma obra da literatura infantil intitulada O Maluco do céu (2009), de Anna Gobel, a qual se inspira em uma lenda caribenha sobre a formação dos continentes. Considerando que a história possui elementos geográficos implícitos na arte do livro e no diálogo dos personagens, destacamos as potencialidades de instrumentalizar os alunos sobre esses conceitos e de estimular a sua capacidade de leitura e de apreciação e representação artística. As idealizações e as sugestões das atividades foram concebidas considerando as habilidades a serem desenvolvidas que são requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (2017), nas disciplinas de Geografia, Artes e Língua Portuguesa para os 2° e 3° anos do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BERALDI. Francielle Bonfim; FERRAZ, Cláudio Benito de Oliveira. Diálogo necessário entre a Geografia e a literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental. Para Onde!? Volume 6, Número 2, p. 188-187, jul.- dez./2012
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 set.2020.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 1,6 p. 133-152, 1o semestre/2001.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. de 2005.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais. In: 9º Encuentro de Geógrafos de América Latina - Reflexiones y responsabilidades de la geografia em America Latina para el siglo XXI, 2003, Merida. Anais... Mexico, p. 1-15, 2003.
GÖBEL, Anna. O Maluco do céu. 1° Ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2009. 40p.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: um grande encontro. In: UNESP. Caderno de formação: didática dos conteúdos e formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 135-142, 2011.
MARANDOLA JÚNIOR., Eduardo. Humanismo e arte para uma Geografia do conhecimento. Geosul, Florianópolis, v. 25, n. 49, p. 7-26, jan./jun. 2010.
MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; OLIVEIRA, Lívia de. Geograficidade e espacialidade na Literatura. Geografia, v. 34, n.3, p. 487-508, set./dez. 2009.
MARQUEZ, Renata Moreira. Arte e Geografia. Imagens Marginais. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca e COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da (Org.). Imagens Marginais. Natal: EdUFRN, p. 11-22, 2006.
MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O uso da literatura infantil no ensino de Geografia nos anos iniciais. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, p. 64-79, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000
RAMOS, Elvis Christian Madureira. A confluência de uma ontologia geográfica e a dimensão estética. In: SUZUKI, Júlio César; COSTA, Everaldo Batista da; STEFANI, BAIDER, Eduardo. (Org). Espaço, sujeito e existência: diálogos geográficos das artes. 1ª ed. Porto Alegre, Imprensa Livre, 2016. p. 35-57.
BAIDER, Eduardo. A dimensão estética no ensino de Geografia: uma contribuição à renovação escolar. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v.23, e5, p. 1-28, 2019.
SEEMAN, Jörn. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 43-60, set./dez. 2009.
SEGISMUNDO, Fernando. Literatura e Geografia. Boletim Geográfico, v.VII, n.76, p. 327-332, jul.1949.
SILVA, Adriana Carvalho; SUZUKI, Júlio Cesar (Org). Estética, poética e narrativa: entre fluidez e permanência nas artes. 1 ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. 415p.
STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 95-114, jan. 2002.
SUZUKI, Júlio César. Geografia e Literatura: abordagens e enfoques contemporâneos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.5, p.129-147, set. 2017.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. 134p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Conceição da Rocha Antonio, Douglas de Paula Flora, Matheus Lima de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.