A Iconicidade imediata e mediada no ensino e na aprendizagem da Geografia: relevâncias da práxis da Escola Pluricultural Odé Kayode

Autores

  • Adriana Campelo Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210133

Palavras-chave:

Semiótica Cognitiva, Semiose, Ensino da Geografia

Resumo

O presente estudo, embasado na filosofia postulada por C. S. Peirce, demonstra aspectos da semiótica cognitiva, ou seja, níveis da semiose referenciadas como: iconicidade, indicial e simbólica. Duas práticas do ensino da Geografia foram analisadas para ilustrar os exemplos e possíveis efeitos dessas semioses. O objeto de aprendizagem dessa ciência urge de semioses fundadas na mediação visual e que valoram a iconicidade em detrimento das replicações simbólicas. A práxis da Escola Pluricultural Odé Kayodê, sustentada pelo viés pluricultural, em contraposição ao modelo engessado na semiose simbólica argumental veiculada pelo Centro de Mídias SEE-SP, exemplificam expectativas mais assertivas para a educação.

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Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Iconicidade imediata e mediada no ensino e na aprendizagem da Geografia: relevâncias da práxis da Escola Pluricultural Odé Kayode. (2024). Revista Geografia Literatura E Arte, 4(1), 130-149. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210133