A crise e a criticidade: como Ana Fani interpretou o estado de crise da geografia e como sair dele

2023-03-12

Ana Fani é amplamente reconhecia pela sua contribuição singular aos estudos em geografia urbana. Todavia, a autora participa da construção da ciência geográfica em seus múltiplos pilares. No artigo "Crise e Superação no âmbito da Geografia Crítica: construindo a Metageografia", publicado na Revista GEOSUP em 2011 (v. 15 n. 3), fica claro que se preocupa com proposição de novos métodos, atualizados e adaptados ao mundo moderno.

Partindo do pressuposto que a realidade atual está em uma crise generalizada, tendo em vista fatores como "concentração da riqueza, a deterioração da natureza e o esgarçamento da sociabilidade", a geografia encontra-se neste contexto. Mas o artigo visa defender que um cenário de crise também é um cenário de possibilidade.

Nesse sentido, propõe um novo caminho teórico-metodológico para fornecer base à "compreensão do mundo moderno em sua totalidade" que denomina de "metageografia".

Venha conhecer mais uma faceta desta autora a quem devemos muito. Confira "Crise e Superação no âmbito da Geografia Crítica: construindo a Metageografia"
v. 15 n. 3, 2011
Revista GEOUSP Espaço e Tempo