Desafios na Formação de Professores de História
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p5-11Palavras-chave:
Ensino de História, Formação de Professores, Licenciatura.Resumo
O presente artigo debate alguns desafios na formação de professores de História, no curso de Licenciatura, considerando a importância da integração entre fundamentos teóricos e práticas educativas. Por um lado, a formação universitária possibilita profundidade teórica para o futuro docente questionar as conjunturas históricas, no esforço de análise e posicionamentos para que se insira nos contextos educacionais com atitudes ativas e reflexivas. Ao mesmo tempo, alguns gestores da educação fazem críticas aos estudos teóricos da formação universitária, como se fossem excessivos diante da necessidade de ensinar aos docentes vindouros as atividades práticas educativas cotidianas. O artigo combate, então, a ideia de que as práticas de ensino sejam dissociadas de concepções teóricas que fundamentam as escolhas das linhas metodológicas e contesta a premissa de que os professores sejam apenas profissionais aplicadores de atividades em sala de aula. Ao contrário, diante da complexidade das finalidades educativas, das situações sociais dos estudantes e de suas famílias e das conjunturas escolares, este trabalho defende o fato de que os docentes assumem inúmeras responsabilidades intelectuais, sociais, políticas e práticas que demandam inúmeras reflexões e decisões. E, nesse sentido, os formadores de professores também assumem a responsabilidade de propiciar estudos e vivências de situações de ensino e aprendizagem que favoreçam uma formação reflexiva e autônoma para os futuros educadores.Downloads
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