Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP

Autores

  • Daniel Macêdo Batista Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística.
  • Giuliano Salcas Olguin Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Jackson José de Souza Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • José Coelho de Pina Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • Pedro Paulo Vezzá Campos Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • William Alexandre Miura Gnann Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136

Palavras-chave:

Computer Science, Curriculum Reform, Alumni

Resumo

A última reformulação na grade do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) do IME-USP deu-se em 1998. Há cinco anos um grupo de alunos, ex-alunos e professores do BCC iniciou um estudo com o objetivo de propor atualizações para a grade curricular do curso. Entre as principais mudanças propostas por este grupo estão a criação de trilhas e o aumento de número de disciplinas optativas eletivas, permitindo, inclusive, que os alunos cursem mais disciplinas de outras áreas e mesmo de outras universidades. Neste texto apresentamos o processo de mudança da grade, a nova grade curricular, bem como as diferenças entre as grades curriculares antiga, anterior e nova. A grade curricular entrou em vigor no ano de 2016. É importante observar que o processo contou fortemente com a participação de alunos e ex-alunos. Um efeito colateral positivo dessa participação é o aumento do envolvimento dos alunos do curso, que pode ser observado pela criação de diversos grupos de atividades extracurriculares por ações espontâneas.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Batista, D. M., Olguin, G. S., Souza, J. J. de, Pina, J. C. de, Campos, P. P. V., & Gnann, W. A. M. (2017). Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP. Revista De Graduação USP, 2(1), 127-136. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136

Edição

Seção

Relatos