Ensino-Ação: Uma Experiência de Aprendizado por Meio da Extensão Universitária

Autores

  • Vivian Lara Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Fausto Makishi Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p141-145

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino-Aprendizado, Responsabilidade Social Universitária, Interação Universidade-Empresa.

Resumo

Este texto relata uma experiência metodológica pioneira que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos na disciplina de Gestão Industrial, oferecida pelo curso de Engenharia e Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). A iniciativa inova ao incorporar a extensão universitária, via empreendedorismo social, à metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-Based Learning (PBL). O trabalho universitário junto à comunidade local motiva e enseja a aplicação de conceitos abordados em sala de aula, com importantes resultados em termos de fomento ao conhecimento, habilidade e atitude dos discentes. Ao mesmo tempo, reforça valores e aproxima universidade, empresa e sociedade. Mais do que prática e experiência exitosas restritas ao curso e à instituição, os resultados sugerem ser o método de ensino-ação por meio da extensão universitária potencialmente valioso ao incremento que se faz necessário à formação superior no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SILVA, Vivian Lara; MAKISHI, Fausto. Ensino-Ação: Uma Experiência de Aprendizado por Meio da Extensão Universitária. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 141–145, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p141-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/141962.. Acesso em: 1 maio. 2024.