Subsistema de Saúde Suplementar: Ensino em Cursos de Graduação na Área da Saúde

  • Carla Aparecida Arena Ventura Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rachel Torres Salvatori Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Bruna Sordi Carrara Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Juliana Cristina dos Santos Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Liane Cristina Toyonaga da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Subsistema de Saúde Suplementar, Grade Curricular, Ensino de Graduação.

Resumo

O subsistema de saúde suplementar brasileiro é pouco explorado nos cursos de graduação na área da saúde. O objetivo deste estudo foi identificar se tal temática está presente nos currículos dos cursos de graduação na área da saúde da USP/Ribeirão Preto. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise documental, realizada por meio do exame dos currículos dos nove cursos de graduação na área da saúde da USP/Ribeirão Preto, por meio do sistema Jupiterweb. Foram coletadas 61 ementas dentre as 1218 existentes nas bases do sistema. As ementas de todas as disciplinas dos referidos cursos foram identificadas com as palavras-chave relacionadas à temática. Verificou-se que a grade curricular da maioria dos cursos não oferece conteúdo teórico aos alunos em relação ao subsistema de saúde suplementar. A revisão das ementas das disciplinas mostrou que o assunto não está sendo contemplado. Entende-se que existe uma necessidade de se repensar o currículo, com a introdução dessa temática, visto que é fundamental que o aluno de um curso da saúde, futuro profissional nessa área, conheça as características do sistema para que possa operar corretamente o direito à saúde.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Ventura, C. A., Salvatori, R., Carrara, B., Santos, J. C., & Silva, L. C. (2018). Subsistema de Saúde Suplementar: Ensino em Cursos de Graduação na Área da Saúde. Revista De Graduação USP, 3(2), 55-61. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p55-61
Seção
Artigos