Modelo de Curso Teórico-Prático em Abdômen Agudo: Uma Proposta de Capacitação

  • Rinaldo Antunes Barros Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Gustavo Costa Marques de Lucena Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Thomaz Sampaio Passos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Palavras-chave: Simulação, Abdômen Agudo, Capacitação.

Resumo

A experiência do médico é um dos fatores mais importantes para o manejo do abdômen agudo. Torna-se imperativo que escolas médicas abordem com mais propriedade o tema, visto que médicos recém-formados iniciam suas carreiras em unidades de emergência e a inexperiência no manejo dessa síndrome pode causar falhas de atendimento. A Liga Bahiana de Clínica Cirúrgica ministra curso de quinze horas, com capacidade para 45 alunos divididos em quinze trios. Têm-se quinze casos com checklists construídos por ligantes e apresentados aos demais membros e orientador científico para ajustes. Na primeira atividade, ligantes realizam conferência sobre semiologia do abdômen. Em seguida, os alunos vão para a prática do exame físico em “paciente simulado” sob a supervisão de ligantes. No sábado subsequente, ocorre uma sessão interativa sobre abdômen agudo ministrada pelo especialista, utilizando o Team Based Learning. No segundo sábado, os trios atendem casos simulados de abdômen agudo em esquema de rodízio, com cada integrante do trio atendendo cinco pacientes simulados das cinco diferentes síndromes de abdômen agudo. O Curso Teórico-Prático em Abdômen Agudo reproduz uma situação de urgência/emergência, buscando promover a redução de desfechos desfavoráveis e gastos desnecessários que oneram o Sistema Único de Saúde e hospitais através de um debriefing e checklist acerca do atendimento e quantidade de exames desnecessários solicitados. Inserir o aluno em práticas de simulação permite a construção de um raciocínio em que possíveis falhas não acarretam danos reais ao paciente.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Barros, R., Lucena, G., & Passos, T. (2018). Modelo de Curso Teórico-Prático em Abdômen Agudo: Uma Proposta de Capacitação. Revista De Graduação USP, 3(2), 75-80. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p75-80
Seção
Relatos