Ações para o Desenvolvimento de Habilidades de Matemática e Computação para Alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p75-88

Palavras-chave:

Curso de extensão virtual, Ensino médio, Exatas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de criação e oferta de um curso de extensão virtual inspirado pela iniciativa Vem Pra USP!, voltado para alunos de ensino médio, realizado durante a pandemia da COVID-19. Com base no estudo de estratégias didáticas, o projeto tem como finalidade melhorar os conhecimentos de Matemática e realizar uma introdução aos conceitos de Computação, auxiliando os alunos do ensino médio no caminhar rumo ao ensino superior. Além da revisão literária sobre técnicas de ensino e aprendizagem, o artigo narra as decisões de projeto do curso e as lições aprendidas, esperando subsidiar novas iniciativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Dias da Cunha, Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Estudante de graduação. Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo

Ketlen Victória Martins de Souza, Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Estudante de graduação. Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo

Thiago Pardo, Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Professor do Departamento de Ciências de Computação. Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo

Referências

Aguiar, J. Ética em Computação: uma experiência de ensino-aprendizagem durante a pandemia. In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2023, p. 88-99. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229906.

Akçayır, G.; Akçayır, M. The flipped classroom: A review of its advantages and challenges. Computers & Education, vol. 126, 2018, p. 334-345. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.07.021.

Cavalheiro, M. G.; Mendes, C. A.; Corrêa, A. P. C.; Ferreira, F. M.; Felix, G. B.; Silverio, K. C. A. O Que os Estudantes Consideram na Escolha do Curso de Graduação? Revista de Graduação USP, v. 3, n. 2, 2018, p. 63-69. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p63-69.

Costa, G. L. M. Configurações, limites e perspectivas do Ensino Médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores. Práxis Educativa, v. 8, n. 1, 2013, p. 85-109. Disponível em: 10.5212/PraxEduc.v.8i1.0004.

Evangelista, P. A.; Menezes, L. L. O Papel do Docente na Articulação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Aprendizagem do Aluno. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 3, 2017, p. 75-80. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p75-80.

Holanda, A. C. A.; Tedesco, P. C. A. R.; Souza, R. S. Investigando os padrões dos alunos em ambientes massivos. In: Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2019. p. 1985-1994. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1985.

Krawczyk, N. O ensino médio no Brasil. Ação Educativa - Observatório da Educação. 2009. Disponível em: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2342.

Lima, D.; Isotani, S. Guidelines for Google Classroom usage as an e-learning tool during Covid-19 pandemic based on similarity search. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2022, p. 289-300. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225329.

Lima, B. S.; Santos, C. A. M. Peer-instruction Usando Ferramentas On-line. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 1, 2016, p. 83-90. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p83-90.

Lyra, K.; Reis, R.; Isotani, S. Visão de gestores e professores sobre os fatores decisivos para a escolha de tecnologias educacionais. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2022, p. 74-84. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224750.

Santos, B. M. A. Efeito do Ensino Médio no Ensino Universitário Brasileiro do Século XXI. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 2, 2016, p. 21-29. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p21-29.

Santos, A. C.; Nicolete, P. C.; Mattiola, N.; Silva, J. B. (2017). Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79186.

Smiderle, R.; Rigo, S. J.; Maillard, P. A. J. Estudando o impacto da gamificação na aprendizagem e engajamento de alunos de acordo com os traços de personalidade e a orientação motivacional. In: Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2019. p. 793-802. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.793.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

CUNHA, F. D. da; SOUZA, K. V. M. de .; PARDO, T. Ações para o Desenvolvimento de Habilidades de Matemática e Computação para Alunos do Ensino Médio. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 75-88, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p75-88. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/215561. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos